As alternativas para reduzir custo de alimentação para animais que permanecem além do prazo planejado no confinamento

Publicado em 13/10/2021 12:39 e atualizado em 13/10/2021 15:47
Embrapa Gado de Corte lembra que alteração de dieta deve ser recomendada por especialista e vários fatores, além da alimentação, devem ser levados em conta
Luiz Orcírio de Oliveira - Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte

Podcast

Alternativa para alimentação do gado de confinamento

 

Com as exportações de carne bovina suspensa para a China, os animais de confinamento estão ficando até 30 dias a mais na engorda e isso tem prejudicado a margem de rentabilidade do pecuarista. Com os preços da alimentação elevados, os produtores precisam adotar estratégias de substituição na dieta dos animais. 

De acordo com o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Corte, Luiz Orcírio de Oliveira, a partir do momento que passa do período ideal de abate dos animais de confinamento a lucratividade começa a reduzir. “Quando isso acontece é uma situação muito delicada e que precisa fazer um ajuste na dieta”, comentou. 

O ideal é retirar os alimentos com maior valor energético como o milho e substituir por  casca de soja e polpa cítrica. “A mudança na alimentação deve ser feita aos poucos e com o auxílio de uma equipe para realizar um alinhamento da dieta do animal, pois a substituição deve ser realizada aos poucos”, destacou. 

Oliveira apontou que o ideal é que o pecuarista que destinaria o animal para o mercado externo tente negociar para o consumo doméstico para minimizar os prejuízos. “A cada dia que o animal fica no confinamento mais difícil é de alcançar o resultado máximo do gado”, ressaltou.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
undefined