Boi: está mais fácil prever o que vai acontecer em 2023 com a @ do que criar cenários para o final do ano, diz analista

Publicado em 13/08/2021 12:18 e atualizado em 13/08/2021 15:04
Frigoríficos se ajustam a oferta curta de animais e conseguem até formar escalas mais longas de abate, evitando inflacionar os preços da arroba
Yago Travagini Ferreira - Analista de Mercado da Agrifatto

Podcast

Entrevista com Yago Travagini Ferreira - Analista de Mercado da Agrifatto sobre o Mercado do Boi Gordo

Logotipo Notícias Agrícolas 

As indústrias frigoríficas se adequaram à capacidade operacional conforme a disponibilidade de animais e os preços da arroba ficaram estáveis. A consultoria Agrifatto projeta que o preço da arroba pode subir, mas é muito difícil determinar qual será o valor máximo diante das incertezas da demanda interna. 

Segundo o analista de mercado da Agrifatto, Yago Travagini Ferreira, o mercado está traçando cenário para saber qual será a máxima de preços até o final deste ano. “Hoje, é mais fácil entender o que vai acontecer com o boi gordo no ano de 2023 diante da definição do ciclo pecuário do que determinar qual será o valor máximo da arroba neste ano, mas não sabemos se vai chegar nos R$ 350,00/@ ou se vai ficar no valor que a bolsa brasileira está precificando que é de  R$ 325,000”, informou. 

“Quem manda no preço do boi é a vaca”, disse o analista da Agrifatto que afirmou em entrevista que a oferta de fêmeas pronta para o abate segue restrita e contribui para a sustentação dos preços da arroba do boi gordo. O analista destaca que até o mês de maio os preços da cria estavam elevados e que após esse período começaram a registrar queda nas referências. 

“Isso acende um sinal de alerta, pois a queda dos preços dos bezerros podem causar um efeito de reversão de ciclo nos próximos anos, já que com a margem da cria apertada os pecuaristas aproveitam para realizar o descarte de fêmeas e reflete nos preços do boi”, comentou.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado do boi gordo deve caminhar de forma lateralizada nas próximas semanas, com exportações sustentando preços
Evento deve ofertar mais de 27 mil animais para arremate neste sábado (26)
De olho na estação de monta, escolha de boa genética é decisiva
Curto prazo deve ser de mercado 'lateralizado' para os preços do boi gordo
Scot Consultoria: Preços da arroba estáveis nas praças paulistas
Radar Investimentos: Compradores priorizando negociações pontuais no mercado do boi gordo