Boi segue firme em SP, mas mercado pode ter encontrado um ponto de equilíbrio; desde o início do ano alta na @ chega a 4,8%
Podcast
Entrevista com João Otávio Figueiredo - Analista Sênior DATAGRO sobre o Mercado do Boi Gordo
As cotações da arroba do boi gordo seguem sustentadas, mas a expectativa é que não registre novas valorizações nos preços no curto prazo já que o mercado pode ter encontrado um ponto de equilíbrio. A perspectiva é que os valores fiquem em torno de R$ 280,00/@ a R$ 290,00/@, sendo que do início do ano até o momento a arroba teve um ganho de 4,8%.
De acordo com o Analista Sênior DATAGRO, João Otávio Figueiredo, os preços da arroba iniciaram a semana sustentados diante da oferta restrita de animais. “Apesar do patamar de preço ter se elevado da arroba, o volume de negociação está um pouco menor no mercado físico já que temos uma disponibilidade de gado pronto para o abate bem enxuta”, afirma.
As programações de abate no estado de São Paulo estão em níveis bem curtos ao redor de 4,6 dias úteis. “As indústrias estão ofertando valores à vista para conseguirem preencher as escalas. Além disso, as exportações aquecidas na primeira semana de janeiro tem ajudado os frigoríficos a buscarem por matéria prima”, relata.
A retomada das precipitações nas principais praças produtoras contribuíram para a qualidade dos pastos, mas a entrada de animais de safra deve demorar para entrar no mercado. “O ciclo pecuária está definindo as negociações e esse é o grande driver neste ano”, destaca.
O analista ainda reforça que apesar da retirada do auxílio emergencial, a economia está retomando e algumas empresas já começaram a contratar. “Com a vacinação, as empresas ficam mais motivadas a contratar e a investir nas empresas. Esses impactos no setor de carnes vão ser observados somente no segundo semestre do ano”, ressalta.