2017 será um ano de turbulência para a pecuária com risco elevado para atividade e margens estreitas para produtor

Publicado em 12/12/2016 11:38
Saiba como se prevenir de um ano complicado para a agropecuária onde a oferta de animais tende a aumentar e a demanda por carnes continuará sendo uma grande dúvida
Confira a entrevista de Mariane Crespolini - Pesquisadora do Cepea

Podcast

2017 será um ano de turbulência para a pecuária com risco elevado para atividade e margens estreitas para produtor

 

Download

O volume de negócios de balcão, no mercado do boi gordo, está cada vez menor. Segundo levantamento de preço do Cepea, na última sexta-feira (9), praças como Cuiabá (MT) ficaram sem referência pela ausência de contratos.

O período tradicional de aumento no volume de animais a termo tem reduzido à necessidade de compra das indústrias. Somada a esse fator, no mês sazonal de demanda aquecida, os frigoríficos relatam dificuldade no escoamento da produção diante da população descapitalizada.

Conforme explica a pesquisadora do Cepea, Mariana Crespolini, há frigoríficos com programações preenchidas para mais de 30 dias. "No cenário atual de demanda, o volume de animais ofertado é suficiente para atender as indústrias", acrescenta.

A duas semanas do fim do ano as expectativas são de mercado estável, sem grandes alterações. As preocupações se voltam, agora, à tendência dos negócios em 2017.

Para Crespolini, será um ano imprevisível de "riscos altos e possibilidade de margem estreita". Os dados mostram que a recuperação da econômica esperada para o início de 2017 está cada vez mais incerta, e a possibilidade de melhora na demanda por carnes segue a mesma incógnita.

Do lado da oferta, a pesquisadora lembra que "os animais que não foram confinados neste ano, serão ofertados conforme foram terminados no período das águas. E então teremos um desafio".

Diante da possibilidade de recuperação no volume de animais ofertados e a permanência do cenário econômico fraco, a orientação é de que os pecuaristas busquem "mitigar risco de preço, otimizar custos de produção e melhora na produtividade", destaca.

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA se pronuncia sobre investigação anunciada pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina
Investigação por parte da China sobre carne bovina importada tem caráter protecionista, dizem analistas
China investiga importações de carne bovina enquanto excesso de oferta pressiona preços
ABIEC se posiciona sobre a investigação anunciada pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina
Boi/Retrospectiva/Cepea: Ano é marcado por recordes e por fortes oscilações nos preços
Radar Investimentos: 13º salário chegando aos brasileiros pode estimular demanda por carne bovina
undefined