Preços da arroba do boi podem se recuperar a partir de dezembro e em plena safra, com SP buscando os R$160,00

Publicado em 20/10/2016 11:18
Parta dos animais que deveriam ser ofertados durante a safra em estados como Rondônia, Pará e Mato Grosso, vieram para serem terminados em SP durante esta entressafra

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o analista de mercado Caio Junqueira, da Cross Investimentos, destaca um fato no mercado do boi que pode justificar o aumento dos preços em São Paulo nos próximos meses.

Junqueira lembra que a transferência de rebanho de outros estados por parte da indústria foi um dos fatores que barrou a alta dos preços em São Paulo, uma vez que eles vinham subindo no começo do ano. Mas, de agora para frente, com a entrada da entressafra em São Paulo e da safra de boi a pasto nesses estados, estes animais devem fazer falta na oferta dos seus estados de origem até março, o que deve fazer com que os patamares de preços desses estados voltem à realidade e, consequentemente, o aumento seja refletido nos preços em São Paulo.

De acordo com as estimativas apontadas pelo analista, o preço do boi gordo deve chegar a R$160/@ em São Paulo até março. O movimento, no entanto, não é imediato, mas ele acredita que a partir de 15 de novembro, quando acabar a oferta de boi de cocho, este movimento passará a fazer a diferença no mercado.

Do lado da demanda, ele aponta também que ainda vai demorar para que o consumidor volte a ter poder de compra, mas que "o pior já passou", à medida em que as empresas começam a ficar mais otimistas e a contratar mais, mostrando um cenário positivo para a demanda em 2017.

Nas exportações, apesar da animação do mercado com a economia, a tendência é de um dólar menor, o que pode fazer com que a carne brasileira perca competitividade. Para o analista, o foco deve ser, portanto, no otimismo com a melhora do mercado interno do que na abertura de novos mercados.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume exportado de carne bovina alcança 162,5 mil toneladas até a terceira semana de julho/24
Scot Consultoria: Preços inalterados nas praças paulistas
Boi: arroba firme no mercado físico deve enfrentar dois desafios, concorrência com frango após suspensão de exportações e chegada do confinamento
Exportação de carne bovina em Mato Grosso dispara no primeiro semestre de 2024
Radar Investimentos: A semana no mercado físico do boi gordo deve começar com os pecuaristas ainda fortalecidos nas negociações
Radar Investimentos: Cotações futuras registraram movimentações distintas na B3