Demanda por carnes não responde e preços da arroba do boi perdem ritmo no movimento de alta

Publicado em 05/10/2016 12:26
Para absorver altas da carne no atacado, varejo teve que reduzir margens pois não conseguiu repassar alta para consumidor final

O mercado do boi gordo ainda possui viés altista, mas essas altas devem vir de forma comedida. A demanda interna, que ainda se encontra desaquecida, gera uma inércia e o mercado futuro reflete os patamares do mercado físico. É o que detalha Alex Santos Lopes, analista da Scot Consultoria.

A carne teve um período positivo, mas essa alta foi atribuída mais a um estoque enxuto do que a uma nova demanda por carne. Ao chegar no varejo, não foi possível fazer o repasse de preço ao consumidor. Segundo o analista, ainda há uma pressão nos preços da carne, embora não tenha captado nenhum indicativo expressivo, mas o mercado segue estável.

Também de forma comedida, os frigoríficos devem continuar comprando, à medida em que o mercado vai respondendo. Nesta quarta-feira (5), em São Paulo, a arroba do boi gordo vem sendo cotada em R$152 reais a vista.

O período de entressafra e o confinamento menor do que no ano passado são alguns dos fatores que sustentam, também, o valor da arroba, embora o volume de oferta de animais já esteja precificado.

O mercado futuro não se recupera, refletindo o cenário do mercado físico e, de acordo com o analista, não deve haver alta expressiva a curto e médio prazo. No entanto, o cenário de expectativa é mais positivo do que há dois meses.

Para os produtores, o conselho é que façam as contas antes de entregar o animal, para ver se vale mais a pena vender ou manter, aguardando o animal ganhar mais peso.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manejo de vermifugação em bovinos pode reduzir em até 50% os prejuízos causados por parasitas gastrointestinais nas fazendas
Primeira etapa de vacinação contra brucelose em Minas Gerais é prorrogada
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo estável em São Paulo
Segundo semestre começa positivo para arroba do boi com oferta mais restrita de animais e demandas enxugando produção de carne
Diferencial de base entre Mato Grosso e São Paulo se manteve estável junho, aponta IMEA