Pressão de baixa continua, com frigoríficos testando novos patamares de compras. Em SP referência é de R$ 155,50 @

Publicado em 05/07/2016 12:30
Queda nos preços futuros da arroba reduz margens de pecuaristas com intenção de confinar e pode mudar oferta de animais no último trimestre

A pressão de baixa no mercado do boi gordo permanece nesta semana. Os frigoríficos estão testando novos patamares para reduzir os custos com a matéria prima, diante de um consumo interno fraco.

A dificuldade no escoamento da carne faz com que as indústrias pressionem o mercado. Nesta terça-feira (05) o levantamento da Scot Consultoria apurou recuo em quatro regiões. Em São Paulo a referência é de R$ 155,50/@ a vista.

"Essa tentativa não tem tanta força diante da oferta limitada de boiadas, mas é suficiente para provocar alguns ajustes negativos em diversas regiões", acrescenta o analista da Consultoria, Hyberville Neto.

Como parte da estratégia das indústrias frigorificas, as escalas de abate são alongadas artificialmente, registrado falhas e redução no volume abatido.

O baixo consumo interno reflete direto nos preços da carne no atacado. No mercado sem osso, considerando todos os cortes pesquisados as cotações tiveram queda de 1,4% nos últimos sete dias.

Os cortes do traseiro lideraram a desvalorização com recuo 1,45% na média de todos os itens. Já os preços dos de dianteiro recuaram 1,22% no mesmo período.

"Apesar de ser início de mês, continuamos com o mesmo ritmo de consumo, que tem como consequência as margens de comercialização dos frigoríficos", alerta Neto.

No lado da oferta a expectativa é de continuidade da baixa disponibilidade de animais terminados pelo menos no primeiro gira do confinamento. "A tendência é que a oferta chegue gradativamente no próximo mês até o pico geralmente em outubro", explica o analista.

Para o segundo turno a queda em relação ao ano passado deve ser mais sutil, devido a melhora na relação de troca, preços do milho e cotação futura.

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O uso de satélite na pecuária auxilia no monitoramento das pastagens e facilita tomada de decisão
Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas
Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas
Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo e do “boi China” em São Paulo
Boi/Cepea: Oferta limitada e demanda firme sustentam preços
Pecuarista de Goiás adota ILPF e consolida pecuária sustentável na propriedade