Cenário piora para toda a cadeia da carne, com recuos na arroba, nos preços da carne e nas exportações

Publicado em 06/05/2016 12:29
Cenário piora para toda a cadeia da carne, com recuos na arroba , nos preços da carne e nas exportações

A semana encerra com pressão nas cotações da arroba. O mercado nos últimos dias tem sentido o aumento gradual da oferta no período de entressafra, ao passo que a demanda não demonstrar nenhum sinal de reação.

Nem mesmo as vendas externas, que correspondem a 20% do mercado brasileiro, estão conseguindo avançar. Os desdobramentos políticos nos últimos meses trouxe um alivio para o mercado financeiro e, como consequência a taxa cambial se enfraqueceu.

"Isso já se refletiu nos números de abril, é claro que não só em função do dólar pois o mês também foi fraco em volume, mas tirou um pouco daquela expectativa de excesso de exportação neste ano a ponto de salvar a demanda", ressalta o analista da MBAgro, César de Castro Alves.

No comparativo de março para abril, os embarques recuaram de 110 mil toneladas, para 87 mil t, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Comercio Exterior (MDIC).

A oferta, de maneira geral, ainda é restrita considerando a disponibilidade dos demais anos. No entanto, a redução das chuvas e na capacidade de suporte das pastagens, elevou as entregas nos últimos dias que embora não seja expressiva, diante de um consumo fraco, têm promovido pressões.

"Além desses fatores, temos visto a carne saindo forte nos últimos 30 dias. Então, se por um lado a queda no boi poderia melhorar a condição dos frigoríficos, como a carne caiu mais que na proporção, a margem deles está ainda pior", alerta Alves.

Após o período de entressafra, a expectativa de um confinamento menor, consequência dos altos custos com a reposição e o milho, pode dar novo fôlego às cotações. "Há um certo pessimismo no curto prazo, maio teremos uma cotação mais baixa, e depois ela tende a subir", explica o analista.

Tags:

Por: Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
undefined