Falta de perspectiva para aumento da demanda interna e alongamento das escalas nos frigoríficos têm pressionado preços da arroba do boi

Publicado em 02/12/2015 13:32
Falta de perspectiva para aumento da demanda interna e alongamento das escalas nos frigoríficos têm pressionado preços da arroba do boi

O mercado do boi gordo inicia dezembro com pressão sobre os preços da arroba. O alongamento das escalas desde o final de novembro, e uma perspectiva de consumo interno fraco no inicio do mês tem sido os fatores que estão influenciando as cotações.

Em São Paulo, as programações de abate atende em média duas semanas, pressionando os negócios que ocorrem a R$ 147,00/@. Segundo o analista da XP Investimento, Caio Toledo Godoy, o aumento da oferta que ocorreu no final de novembro, em função das chuvas e o encerramento do ciclo de confinamento, não seria suficiente para derrubar o mercado em anos de consumo normal.

No entanto, por conta do agravamento da crise econômica no país, a população reduziu o consumo de carne bovina neste ano, por isso, mesmo que pequeno, o aumento da oferta possibilitou o alongamento das escalas.

"A demanda muito abaixo do esperado em novembro e dezembro principalmente, acabou fazendo com que os frigoríficos precisassem de menos boi porque possuem carne no estoque", explica Godoy.

Para ele a tendência é que o mercado continue operando pressionado em dezembro, cujas escalas estão quase que preenchidas. Sem perspectiva de melhor significativa no consumo - mesmo com o período festivo de natal e ano novo - a necessidade de compra dos frigoríficos será menor neste mês.

Ainda assim "mudanças muito radicais não devem acontecer, porque também não há muito espaço para o mercado cair", destaca o analista.

Tags:

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume exportado de carne bovina alcança 162,5 mil toneladas até a terceira semana de julho/24
Scot Consultoria: Preços inalterados nas praças paulistas
Boi: arroba firme no mercado físico deve enfrentar dois desafios, concorrência com frango após suspensão de exportações e chegada do confinamento
Exportação de carne bovina em Mato Grosso dispara no primeiro semestre de 2024
Radar Investimentos: A semana no mercado físico do boi gordo deve começar com os pecuaristas ainda fortalecidos nas negociações
Radar Investimentos: Cotações futuras registraram movimentações distintas na B3