Tradicional demanda de final de ano e maior custo de manutenção do boi confinado podem fazer arroba chegar a R$150,00 nos próximos meses
O mercado do boi gordo opera estável nesta semana, em São Paulo a média de preços é de 145,00/@ a vista. No entanto, o aumento da demanda tradicional de final de ano deixa um cenário altista para as cotações.
Para o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a arroba pode retomar o patamar dos R$150,00 nos próximos meses, levando em consideração o aumento da demanda interna e também "o custo do confinamento que aumento por conta do encarecimento do milho e do farelo de soja, sendo mais um fator que deve ser repassado ao preço final", considera.
Atualmente os frigoríficos de maior porte seguem em uma posição bastante confortável com escalas de abate mais longas, e menor pressão de compra. Por outro lado os frigoríficos de menor porte operam com escalas custas e acabam precisando ofertar maiores valores para conseguir completar a programação de abate.
Na demanda externa, os embarques de carne 'in natura' em setembro "devem ficar acima das 100 mil toneladas, mas ainda abaixo do volume embarcado em 2014", avalia. Na comparação anual, as exportações estão 15% menores que no mesmo período do ano passado, mesmo com o dólar favorecendo os preços no mercado internacional.