Com liminar para venda direta de etanol, produtores do NE começam planejamento para início da safra em final de julho
Podcast
Entrevista com Renato Cunha - Presidente do Sindaçúcar-Pernambuco sobre as Usinas do NE já podem vender etanol direto
Nesta quarta-feira (27), o presidente do Sindaçúcar Pernambuco, Renato Cunha, conversou com o Notícias Agrícolas sobre a venda direta das usinas do estado para os postos de gasolina.
Os representantes do setor conseguiram ontem (26) uma liminar na 10ª Vara Cível que autoriza esse tipo de operação, que já havia ocorrido de forma parecida em São Paulo na ocasião da greve dos caminhoneiros.
Cunha destaca que já nesta sexta-feira (29) há uma reunião com a Secretaria da Fazenda de Pernambuco sobre o tema, que marca, segundo ele, o início de uma transição para um modelo alternativo.
O pensamento já começa a se voltar, portanto, para a safra que tem início no final de julho e para todo o ciclo de oferta de etanol, que culmina em fevereiro. O modelo irá procurar atender de forma contínua alguns postos que estejam mais próximos das usinas. Para ele, o modelo não vem para excluir ninguém desse processo e, sim, incluir - sobretudo, para atender as expectativas de abastecimento.
O setor irá planejar de forma geral, mas cada empresa terá sua estratégia para o processo. Cunha salienta que "deve-se procurar uma relação de respeito mútuo entre as partes".