Imea estima aumento de 15% no plantio de algodão do MT e produção 18% maior do que a safra passada

Publicado em 25/01/2022 10:41
Semeadura já foi concluída em 40% do total das áreas com retomada do otimismo dos produtores que plantaram mais e devem produzir mais com clima mais favorável do que o registrado no ciclo anterior. Vendas também avançam bem e safra 23 já tem 12% de comercialização
Cleiton Gauer - Gestor Técnico do Imea

Podcast

Imea estima aumento de 15% no plantio de algodão do MT e produção 18% maior do que a safra passada

Logotipo Notícias Agrícolas

Os produtores do Mato Grosso já plantaram 40% dos 1,1 milhão de hectares previstos para esta nova safra de algodão no estado. Caso confirmada essa área de cultivo estimada pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), o incremento de plantio da safra passada para esta seria de 15%.

Segundo o Gestor Técnico do Imea, Cleiton Gauer, os produtores estão animados com a retomada dos preços no mercado internacional e por isso investiram mais nesta temporada, que também traz projeções positivas do lado da produção, que deve ser 18% maior do que a última e chegar em 2 milhões de toneladas de pluma.

O especialista destaca que os meses de março e abril serão os principais para definir a produção final, com mais necessidade de atenção às lavouras que serão colhidas a partir do final de maio e começo de junho.

Olhando para o mercado, Gauer destaca que 60% desta atual safra já foi negociada, um patamar próximo das médias históricas estaduais, após um início de comercialização mais conturbado em 2020 e 2021 e uma recente retomada de vendas.

Já para a próxima safra, que será colhida em 2023, as vendas já estão em 12% da produção estimada, o que fica acima da média histórica para este período do ano.

Confira a íntegra da entrevista com o Gestor Técnico do Imea no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com 90% da soja colhida, Conselho Técnico da Aiba atualiza dados da safra 2024/25
Algodão/Cepea: Média é a maior em dois anos
Chuvas de março reacendem otimismo para a safra de algodão 2024/2025 na Bahia
Monitoramento dos cultivos de verão analisa o impacto do clima na safra 2024/25
Produtores se únem para retomar plantio de algodão no Paraná e diversificar renda
Algodão/Cepea: Desacordo entre agentes limita negócios no spot