Safra de algodão no Mato Grosso deve ter produtividade superior ao ano passado, mas preocupação com preços é grande

Publicado em 30/06/2020 11:20
Produtores já iniciaram a colheita e esperam 295 @ por hectare entre pluma e caroço. Comercialização da safra está em 70%, vendida ainda com bons preços, mas negociações estão paradas no momento já que atuais valores não cobrem os custos de produção
Paulo Aguiar - Presidente da AMPA

Podcast

Safra de algodão no Mato Grosso deve ter produtividade superior ao ano passado, mas preocupação com preços é grande

 

Download

A colheita do algodão ainda está muito no início em Mato Grosso, e deve ganhar força a partir do dia 10 de julho, se intensificando na segunda quinzena do próximo mês. As condições de clima até aqui são favoráveis para a colheita, assim como foram para o desenvolvimento das lavouras.

Segundo o presidente da Ampa, Paulo Aguiar, o estado deve ter produtividade média de 295 @ por hectare entre pluma e caroço, superando o resultado da safra passada, apesar das dificuldades enfrentadas no controle do bicudo.

A liderança destaca que 70% da produção já foi negociada com bons patamares de preços, mas o restante está suspenso devido às atuais cotações. Neste momento, a @ valendo 59 cents não cobre os custos de produção e os agricultores aguardam preços de 69 cents.

Além de retardar as comercializações, o atual cenário de preços vai impactar na redução da área cultivada para a próxima safra.

A recomendação de Aguiar é para que os produtores não fechem novas vendas neste patamar de preços que não garantem o fechamento das contas.

Confira a entrevista completa com o presidente da Ampa no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão/Cepea: Negócios mantêm bom ritmo; preços recuam
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024
Abrapa participa de missão da ApexBrasil no Japão
undefined