Área plantada de algodão aumenta cerca de 27% no Mato Grosso e produtores esperam boa produtividade

Publicado em 13/02/2019 12:38
Estado passou de 785 mil hectares plantados na safra passada para mais de 1 milhão nesta temporada. Produtores mato-grossenses esperam produtividades na casa dos 1.600 quilos por hectare e se preocupam com aumento de impostos no setor.
Alexandre Pedro Schenkel - Presidente AMPA

Podcast

Acompanhamento Safra de Algodão -Alexandre Pedro Schenkel - Presidente AMPA

 

Download

O Mato Grosso é o maior produtor nacional de algodão e, para esta atual safra, a área cultivada no estado ficou ainda maior, passando dos antigos 785 mil hectares para chegar a mais de 1 milhão, um aumento de cerca de 27% de um ano para o outro. “Tivemos um aumento bom de área plantada porque vários produtores já vinham se estruturando para poder fazer esse aumento de área acompanhando o mercado que este favorável”, comenta Alexandre Schenkel, presidente da AMPA (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão).

Com os produtores obtendo uma janela de plantio mais favorável do que na safra passada, após a antecipação da colheita da soja, cerca de 95% da área já foi plantada e deve ser finalizada até o próximo dia 15 de fevereiro. As expectativas de produtividade também acompanham esse cenário e ficam na casa dos 1.600 quilos por hectare, dentro da média histórica de boas produtividades estaduais.

A preocupação do produtor de algodão do Mato Grosso fica por conta do aumento da carga de impostos sobre a cultura, principalmente com relação ao Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação). “Essa é uma tributação em cima do produtor que parece que está penalizado o setor algodoeiro passando de 10,25% da UPF por tonelada passando para 75% e isso corresponde a 20% da nossa margem de lucro. Então isso vai acabar sendo um custo muito alto e afetando a nossa viabilidade econômica e nossos negócios futuros”, pontua Schenkel.

Confira a íntegra da entrevista no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão/Cepea: Negócios mantêm bom ritmo; preços recuam
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024
Abrapa participa de missão da ApexBrasil no Japão
undefined