Emater destaca que maior parte das lavouras do RS já haviam sido colhidas e descarta problemas de abastecimento

Publicado em 13/05/2024 14:49
Ainda sem poder fazer levantamento preciso do tamanho dos danos, diretor da entidade aponta perdas grandes nas áreas que ainda estavam em campo de soja, arroz, milho e feijão
Claudinei Baldissera - Diretor Técnico Emater/RS
Podcast

Emater destaca que maior parte das lavouras do RS já haviam sido colhidas e descarta problemas de abastecimento

Logotipo Notícias Agrícolas

As chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul trouxeram grandes impactos na produção das culturas de verão no estado como arroz, soja, milho e feijão. Nas áreas que ainda estavam em campo sem colheita as perdas serão quase totais, enquanto também haverá perdas de grãos já colhidos após danos nas estruturas de armazenagem em algumas localidades. 

O Diretor Técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, aponta que 14% das lavouras de milho ainda estavam no campo, 16% do arroz e 22% da soja. Já o feijão, apesar de área menor nesta segunda safra da cultura, os danos foram maiores, já que 70% das áreas ainda estavam em desenvolvimento. 

Como muitas áreas segue submersas ou isoladas, a Emater/RS ainda não apresenta números de perdas e prejuízos, que serão levantados apenas em um segundo momento. Porém, o diretor da entidade descarta problemas de abastecimento destes produtos. 

De olho na safra de inverno, Baldissera aponta que o estado cresceu a produção de trigo dos 1,4 milhão de hectares de 2022 para mais de 1,5 milhão em 2023, mas ainda é cedo para traçar perspectivas para 2024. Na visão da liderança, boa parte dos municípios produtores sofreram com processos erosivos do solo, mas ele ainda acredita em boa produção do cereal. 

Confira a íntegra da entrevista com o Diretor Técnico da Emater/RS no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sob risco de "Abril Vermelho", Roberto Rodrigues responde: que nosso Abril seja Verde, Amarelo, Azul e Branco
Irrigação para enfrentar desafios climáticos será pauta da Abertura da Colheita da Noz-Pecã
Equilíbrio na cadeia sucroenergética passa por maior participação dos produtores rurais e diversificação de negócios
Cana Summit: FPA aguarda posicionamento do governo americano sobre tarifas com lei que permita resposta imediata e eficiente
Deputado Arnaldo Jardim será o relator do PL da Reciprocidade na Câmara dos Deputados
Participação dos produtores e rigor no cumprimento de metas marca nova fase do CBIOS