Novidades de xarvio na Agrishow 2024 incluem mapas com semeadura em taxa variável e gestão nutricional dos talhões

Publicado em 25/04/2024 11:34 e atualizado em 25/04/2024 18:50
Ferramenta digital da BASF ajuda a otimizar processos de gestão, manejo, produtividade e rentabilidade das lavouras
Ricardo Arruda - Ger. de Agronomia do xarvio® Digital
Podcast

Novidades de xarvio na Agrishow 2024 incluem mapas com semeadura em taxa variável e gestão nutricional dos talhões

 

Sobre os lançamentos de xarvio na Agrishow 2024:

Semeadura em Taxa Variável do xarvio®: ferramenta que contribui para aumentar a produtividade e a rentabilidade do agricultor de soja, milho e algodão.

Sua tecnologia mapeia o potencial produtivo de cada talhão, com base em imagens de satélite. Isso permite ao produtor realizar o plantio em taxa variável, distribuindo as sementes de acordo com o potencial produtivo de cada região.

Esta abordagem pode também aumentar a eficiência no uso de insumos e melhorar a uniformidade do campo. Em campos experimentais, os resultados das últimas safras são expressivos: 2,2% de incremento médio na produção de soja, 2,4% na produção de algodão e 5,4% na produção de milho.

Quando utilizada em conjunto com a recomendação automática de densidade de sementes FiberMax®, a nova ferramenta proporcionou um aumento médio da produção de algodão de 6,4%.

Gestão Nutricional do Talhão: solução para elevar a produção do sistema soja-milho, por meio de um pacote de ferramentas para todas as etapas da nutrição.

A tecnologia utiliza o Powerzone – mapa de potencial produtivo, com dados desde 2016 – como base de um método inovador para conhecer as zonas do talhão de forma mais eficaz, rápida e prática.

O resultado é uma coleta otimizada de solo e uma recomendação digital de adubação e correção em taxas variáveis. Isso possibilita maior retorno sobre o investimento e redução dos custos operacionais, além de um menor impacto ambiental.

A nova solução proporciona uma economia de 40% nos custos de coleta e análise de solo, com a mesma performance agronômica em comparação com o método tradicional – a chamada coleta em grid com retirada de uma amostra de solo a cada 4 hectares. A economia é ainda maior em comparação com a coleta em grid com uma amostra retirada a cada 2 hectares (62%) e com uma amostra por hectare (77%).

Com a utilização da nova tecnologia, o aumento no retorno sobre o investimento chega a 4,37% na produção de milho e 1,18% na produção de soja, em comparação com o método de adubação tradicional.

Outra novidade:

Além dos dois lançamentos, a solução de Mapeamento Digital de Plantas Daninhas recebe uma atualização, sendo disponibilizada também para cana-de-açúcar alta (entrelinhas fechadas). Os resultados dos testes em campo comercial indicaram uma otimização média de insumos na ordem de 90% com a utilização da ferramenta.

Outras soluções do portfólio xarvio®:

Além das novas tecnologias, o estande do xarvio® na Agrishow apresenta também o atual portfólio de soluções digitais da empresa e a ferramenta conecta.ag, o ecossistema de negócios e serviços da BASF para a agricultura.

A plataforma reúne soluções para todas as fases da produção rural. Por meio do conecta.ag, o agricultor pode adquirir produtos, insumos e soluções logísticas, financeiras e para a compra e venda de grãos junto aos parceiros, de maneira rápida e fácil.

A ferramenta conta, também, com um programa de pontos e relacionamento, o que possibilita a geração e análise de dados para personalizar a experiência do cliente, conectando toda a cadeia de agricultores, distribuidores e revendedores.

 

 

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

T&D - Íntegra do programa de 25/12/2024
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024
undefined