Fiagro Reorg traz alternativas para resolução do endividamento rural, sem os riscos e a burocracia de uma recuperação judicial

Publicado em 07/03/2024 12:09 e atualizado em 07/03/2024 15:04
Professor do IBDA detalha funcionamento do Fiagro Reorg e diz que ferramenta já está pronta para ser usada
José Alves - Professor do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA)
Podcast

Fiagro Reorg traz alternativas para resolução do endividamento rural, sem os riscos e a burocracia de uma recuperação judicial

Integrantes da Câmara de Modernização de Crédito do Ministério da Agricultura (MAPA) trabalham há dois anos em uma solução, utilizando o Fiagro, para reestruturar empreendimentos rurais altamente alavancados, conferindo longevidade ao produtor na atividade e governança aos negócios agropecuários.

O resultado desse trabalho foi apresentado em reunião extraordinária e aberta da Câmara e Workshop de Inovações Financeiras, organizado pelo MAPA. O evento, realizado no auditório da FIESP pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), teve a participação do Secretário de Política Agrícola, Neri Geller, e contou com o lançamento da nova cartilha do IBDA ”Fiagro Reorg”, sobre Fiagro com foco em reorganização do crédito, pelo presidente da instituição, Renato Buranello.

O workshop incluiu os temas “Fiagro Reorganização do crédito: uma opção às Recuperações Judiciais do produtor rural”, “Crowdfunding de CPR: o produtor e o mercado de capitais” e “Rastreabilidade fiscal das exportações: certificação de origem dos nossos produtos”. 

A cartilha Fiagro Reorg, elaborada pelo IBDA, tem como propósito oferecer uma alternativa viável às Recuperações Judiciais, uma solução que possa auxiliar empreendimentos afetados por crises climáticas e mercadológicas severas, utilizando uma abordagem mais prática.“Acreditamos que esta aplicação prática do fundo representará um marco para o agronegócio brasileiro. Não tenho dúvidas que isso irá potencializar os resultados deste versátil e inovador instrumento criado a partir do processo legislativo”, afirma Bárbara Breda, diretora executiva do IBDA e umas das autoras da cartilha, junto com o advogado José Alves Ribeiro Junior.

Disponível para download na versão digital – IBDA - Cursos de especialização em direito do agronegócio - IBDA (direitoagro.com) – a cartilha apresenta o que são fundos de investimento, conceitos e normas vinculadas ao FIAGRO e às suas modalidades específicas, apontando as características principais, seu regime tributário e as normas subsidiárias aplicáveis. 

Para saber mais detalhes, clique AQUI
 

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prazo para Declaração Anual de Rebanho termina na quarta-feira (31)
Com aumento de exportações do agronegócio, o maior beneficiado é o abastecimento interno
Manejo adequado é chave para desenvolvimento sustentável do setor florestal
Agro e Prosa Episódio 799 - A realidade do médio produtor rural no estado do Mato Grosso
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Newcastle, Cannabis, Exportação de Carne, Rio Grande do Sul, Embrapa Soja e Embrapa Cerrados
ARP#348 - I.A. na agricultura: um caminho sem volta