Colheita da soja 2023/24 começa no BR, um mês antes do comum, por Ipiranga do Norte/MT
A colheita da safra 2023/24 começou no Brasil. O município de Ipiranga do Norte já começou. As primeiras produtividades registradas apontam algo como 30 a 35 sacas por hectare e os trabalhos de campo são resultado das autorizações para os produtores que tiveram o fim do vazio sanitário em 1º de setembro, ao contrário do restante do estado no dia 15.
Veja o vídeo abaixo:
O produtor rural José Nilton Mafra afirma que, apesar disso, há ainda uma expectativa de que um cenário melhor se desenhe para os próximos meses, inclusive para o cultivo das segundas safras no estado. "Nós temos um cenário ruim, principalmente nas áreas de terrenos mais arenosos, onde a safra de sojá está comprometida em um percentual bastante significativo. Inclusive, já temos a certeza da diminuição da safrinha de milho posteriormente para 2024", diz.
Mafra relata também a forte irregularidade que marca a safra 2023/24, com as primeiras áreas colhidas indicando baixo rendimento, porém, com campos em condições excelentes nas proximidades de Ipiranga. As chuvas não se deram de forma generalizada, o que reflete em lavouras que trazem resultados bastante díspares. Assim, como o baixo potencial produtivo no front, muitos produtores - mais do que em anos anteriores - deverão focar no algodão durante a segunda safra.
Isso também se dá uma vez que a janela de plantio para o milho na segunda safra de 2024 também está bastante comprometida por todos os problemas que se acumulam na safra de soja. "A situação climática deste ano é adversa, uma situação que não conhecíamos em Mato Grosso, mas aconteceu", afirma Mafra.