Pátria Agronegócios reduz para 150,7 mi de t estimativa para safra de soja do BR; baixa também no milho 2ª safra
A Pátria Agronegócios trouxe, com exclusividade e em primeira mão ao Notícias Agrícolas, sua nova estimativa de safra para a soja do Brasil em 150,67 milhões de toneladas. "Estimamos uma redução de 2,2% (queda de 3,43 milhões de tons) da produção total da soja em 2024 sobre o ciclo 2023. Em relação ao nosso último levantamento, a redução total foi de 3,3% (queda de 5,14 milhões tons)", informou a consultoria.
Ainda de acordo com a Pátria, e comentado por seu diretor Matheus Pereira em entrevista ao Bom Dia Agronegócio nesta quinta-feira (30), as reduções de produtividades foram notadas em quase todos os principais estados produtores, em especial os do Centro-Oeste, Nordeste e Tocantins, na região Norte. "A redução é consequente da confirmação do esperávamos, com um ciclo de plantio atrasado; culturas com estabelecimento fisiológico deslocado; evidente estresse hídrico em partes da RO, MT, GO e TO; e baixa qualidade de germinação com temperaturas elevadas".
As projeções da segunda safra de milho do Brasil, em 2024, também foram corrigidas pela Pátria e seu novo número agora é de 82,45 milhões de toneladas, 17,8% menor em relação à temporada anterior. Isso equivale a uma queda de 17,88 milhões de toneladas. "Em relação ao nosso último levantamento, a redução total foi de 10,8% (queda de 10,01 milhões tons)", informa a consultoria.
A Pátria complementa dizendo que há ainda uma projeção de que a área dedicada à segunda safra de milho do cereal seja 6% menos, "consequente de quase 7% a menos de milho à ser plantado no Centro-Oeste brasileiro; 10% no Norte; e 5,2% a menos de área no Sul. Além do mais, por projeções estatísticas com a intensificação do El Niño nas últimas semanas, poderemos ter um encurtamento da janela total de chuvas para o país, reduzindo a pluviometria acumulada para Março, Abril e Maio, acarretando em reduções potenciais mais agressivas na produtividade".
Abaixo, veja ainda as estimativas da consultoria para a safra de verão e a terceira safra e, no último quadro, os números gerais - contabilizando as três temporadas - e que projetam uma colheita de 112,51 milhões de toneladas.