Produção de carne x sustentabilidade ambiental: obstáculos que o setor precisa superar no Brasil

Publicado em 20/11/2023 18:42 e atualizado em 28/11/2023 16:29
Fernando Sampaio, Diretor de Sustentabilidade da Abiec, foi o convidado desta semana no Conexão Campo Cidade
Conexão Campo Cidade -

Em mais uma edição do programa "Conexão Campo Cidade", os telespectadores tiveram a oportunidade de mergulhar em uma discussão profunda sobre sustentabilidade e os desafios enfrentados pelo agronegócio brasileiro. O programa foi honrado com a presença de Fernando Sampaio, Diretor de Sustentabilidade da ABIEC (Associação Brasileira da Indústria de Exportação de Carne Bovina).

A discussão inicial focou nas crescentes preocupações ambientais em relação ao couro, com algumas marcas famosas optando por substituir o couro por materiais sintéticos, citando preocupações com a sustentabilidade. Fernando Sampaio destacou a sustentabilidade da pecuária brasileira, enfatizando que o abate de animais visa primordialmente ao consumo de carne, sendo o couro um subproduto valioso utilizado em diversos setores da economia.

Sampaio também abordou a evolução das exigências de mercado, que passaram de requisitos puramente sanitários para incluir também preocupações ambientais. Ele enfatizou a importância de demonstrar que os produtos brasileiros não contribuem para o desmatamento, uma preocupação crescente entre os grandes compradores internacionais.

Durante o programa, foram discutidos temas como a rastreabilidade na cadeia produtiva e a necessidade de garantias ambientais, além das sanitárias, para acessar mercados internacionais. A necessidade de comunicação eficaz foi outro ponto chave, ressaltando a importância de mostrar os esforços contínuos do Brasil para produção sustentável.

O programa também explorou a visão sobre a eleição de Javier Milei na Argentina e seu impacto potencial nas relações comerciais e no agronegócio. Os convidados discutiram as possíveis mudanças na economia e política argentina sob a nova administração e como isso poderia afetar o Brasil.

Por fim, a importância da agricultura regenerativa foi destacada, com ênfase na necessidade de o Brasil explorar esse aspecto e comunicar melhor seus avanços e práticas sustentáveis no agronegócio. A discussão foi encerrada com a sugestão de que a ABIEC poderia adotar uma abordagem mais holística, enfocando não apenas a carne, mas também a saúde e regeneração, como parte de sua estratégia de marca e comunicação.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova geração do Agronegócio fará a diferença na adoção de práticas ESG
Bunge doa 10 toneladas de farelo de soja para alimentar abelhas no RS
Agro e Prosa Episódio 803 - O cultivo da cannabis medicinal no Brasil
Entendendo a rastreabilidade bovina | Ouça o Agro CNA/Senar #133
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Preço do leite continuou subindo
Podcast Foco no Agronegócio | Doença de Newcastle e a suspensão das exportações brasileiras