Diferenças de como vivem os indígenas no Brasil e nos Estados Unidos

Publicado em 05/10/2023 10:10 e atualizado em 09/10/2023 10:48
José Luiz Tejon, durante o Conexão Campo Cidade, destacou a busca por desenvolvimento e emancipação indígena, traçando paralelos entre as políticas e práticas dos dois países
Conexão Campo Cidade

No Conexão Campo Cidade desta semana, foi abordada a situação das terras indígenas, traçando um paralelo entre o Brasil e os Estados Unidos. Assista ao vídeo para conferir a explicação completa. 

A análise foi motivada pela recente decisão sobre o Marco Temporal no Brasil, que tem gerado debates sobre segurança jurídica e a garantia dos direitos dos povos indígenas.

Durante a discussão, José Luiz Tejon mencionou o contato com um cacique em Naviraí, Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o cacique expressou sua preferência por empregos em vez de assistência, destacando o desejo de emancipação e desenvolvimento econômico para sua tribo.

Esse desejo de emancipação é algo que Tejon afirmou perceber nos Estados Unidos. Por lá, como ele explicou, a situação indígena é regida por um ato de 1934, cujo objetivo é a autogovernança e o desenvolvimento econômico das tribos.

De acordo com ele, isso permite que as tribos desenvolvam atividades comerciais, agricultura, turismo e até cassinos. Tejon destacou a instalação de um showroom da Tesla dentro de uma reserva indígena no Novo México, um estado onde isso não seria permitido. Porém, a reserva tem a sua própria legislação.

Os participantes do Conexão Campo Cidade concluíram destacando a necessidade de ouvir mais os povos indígenas e suas vontades, evitando que sejam usados como massa de manobra por certos grupos e interesses. A mensagem central é a busca por desenvolvimento e emancipação, garantindo dignidade e direitos aos povos indígenas.
 

Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos
CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo
Brasil vive sério momento de insegurança institucional, diz Aldo Rebelo
RJ entre empresas do setor agropecuário diminui no 2º trimestre, mas é 8,5% maior na comparação com 2023
Políticas públicas eficientes em destaque no 13° Congresso da Andav