Cooperativas de Crédito: qual o papel delas no fortalecimento do agronegócio brasileiro?

Publicado em 11/09/2023 18:39 e atualizado em 20/09/2023 15:05
Time do Conexão Campo Cidade debate o papel das Cooperativas de Crédito para fomentar o agronegócio brasileiro, assunto levantado pelo ex-ministro Roberto Rodrigues. A importância de agregar mais valor à produção agrícola brasileira, a economia chinesa, e o Marco Temporal e a Situação do Leite também foram temas de destaque no debate desta semana.
Conexão Campo Cidade -
Podcast

Cooperativas de Crédito: qual o papel delas no fortalecimento do agronegócio brasileiro?

No programa Conexão Campo Cidade desta semana, o assunto debatido foi a importância das Cooperativas de Crédito para fomentar o agronegócio brasileiro e quais medidas podem fortalecer o setor. Outros assuntos também tiveram em pauta, como o Marco temporal e a crise no setor da pecuária de leite e a economia chinesa.

Com as estimativas de uma safra de grãos recorde, as vendas da próxima safra de grãos já estão começando a acelerar. “Estamos em 18% da safra do próximo ano já negociada, isso é um pouco abaixo dos níveis históricos, que seria de 24% para esse período. Os agricultores começaram a enxergar janelas de oportunidade de preços e será fundamental para obter boas margens de negociação”, comentou Marcelo Prado.

Os Estados Unidos perdeu o título de maior exportador de milho no ano safra americano para o Brasil. É importante destacar que a produtividade média da produção brasileira é menor que a Americana, mas estamos no caminho de uma produtividade melhor. “Mas ainda será um processo que vai exigir tempo, pois será necessário muito avanço tecnológico”, complementou Marcelo Prado.   

As cooperativas de crédito abriram em quatro anos em torno de 2.300 agências, enquanto os bancos fecharam em torno de 2.700 agências. O ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues aponta que o Brasil está avançando e ficando cada vez mais próximo a alguns países, em que as cooperativas de crédito são fundamentais para o financiamento da agricultura.

Com o artigo 192 da constituição brasileira, o Banco Central tomou uma posição proativa em relação às cooperativas de crédito e criou uma área de fomento, fiscalização e controle rigoroso. Isso possibilitou o avanço das cooperativas no Brasil. “Devemos muito à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Frente Parlamentar do Cooperativismo e ao Banco Central”, relatou Roberto Rodrigues. 
 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
undefined