Para presidente da Frimesa, mais do que olhar o resultado financeiro, é preciso levar em conta em como chegar a estes objetivos

Publicado em 30/08/2023 10:42 e atualizado em 31/08/2023 11:15
Cooperativa reuniu desde fornecedores, agentes financeiros até setor público para discutir pilares e metas de ESG
Elias Zydek - Presidente Executivo da Frimesa
Podcast

Para presidente da Frimesa, mais do que olha ro resultado financeiro, é preciso levar em conta em como chegar a estes objetivos

Os pilares da sigla ESG (Ambiental, Social e Governança, em português), foram tema de debate entre a Frimesa Cooperativa Central e mais de dez empresas, desde fornecedores, agentes financeiros e autoridades do setor público nesta última terça-feira (29).

De acordo com o presidente-executivo da Frimesa, Elias Zydek, este encontro foi realizado com a intenção de debater as ações dentro destes princípios que devem guiar mudanças na Cooperativa, com metas estabelecidas no curto, médio e longo prazo.

A liderança explicou que estas práticas que serão aplicadas vão desde a biosseguridade na produção de suínos e gado de leite, com a certificação de 80% das propriedades até 2025 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), até a uditoria de 100% das empresas fornecedoras da Frimesa até 2030.

"A água, por exemplo, é um ponto crítico que entra na questão ambiental, e é necessário que este recurso seja utilizado de forma otimizada", explica. Outra questão neste setor é a transformação dos dejetos dos animais em um ativo ambiental, de forma a reduzir o potencial poluente e transformar estes despojos, após tratado, em energia e fertilizante. 

Para Zydek, o encontro se alinha com as metas da Cooperativa que vem sendo traçadas desde 2020, e ele destaca que "mais do que olhar o resultado financeiro, é preciso levar em conta em como chegar a estes objetivos e quais as consequências".

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Panorama dos incêndios: contextualização dos focos de fogo no país | Ouça o Agro CNA/Senar #139
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | USDA morno para grãos e café fervendo
No G20 Agro, Fávaro anuncia acesso a financiamentos para produtores afetados por queimadas com apoio do RenovAgro
Aumento das queimadas leva ruralistas e governo a defenderem maior punição à prática ilegal
Governo eleva projeção de alta do PIB em 2024 para 3,2% e vê inflação mais alta
Top Farmers :Transição energética, crise climática e segurança alimentar criam oportunidades num cenário de incertezas