Inteligência Artificial já entendeu o significado da cadeia integrada que compõe o agronegócio
Os modelos de linguagem que usam a Inteligência Artificial (IA), capazes de interagir pela internet de forma parecida com uma conversa humana, já respondem perguntas, fornecem informações, realizam tarefas simples e até mesmo participam de discussões.
Esses programas ganham cada vez mais espaço na rede e alguns surpreendem por sua capacidade. Um dos mais conhecidos, o ChatGPT, foi destaque do Conexão Campo Cidade desta semana, após responder à pergunta de José Luiz Tejon sobre “o que é agronegócio?”.
“Me chamou atenção pela extraordinária resposta. É como se estivéssemos saindo de um bate-papo com o professor Ray Goldberg, o criador do conceito de agronegócio em Harvard, ainda lá, vivo, trabalhando. É como se tivesse saído de uma conversa com ele”, afirmou Tejon.
Como ele destacou, a definição é perfeita, é a legítima e verdadeira definição do que é agronegócio, pois fala de toda a cadeia produtiva do setor agrícola, menciona desde os insumos, sementes e máquinas e envolve transporte, marketing e industrialização.
“O que eu escuto de bobagens, fake news e minimização, as pessoas não conseguem olhar a visão sistêmica quando falamos de agribusiness. É um sistema que se você não olhar de uma maneira conjunta, você não pode dizer que está compreendendo o que é o agronegócio”, frisou. “Antes de falar, qualquer um, sobre o que é agronegócio, pergunta lá no ChatGPT, que você vai parar de ser influenciado por influencers que estão influenciando tudo errado”, completou Tejon.
Por que não apenas “agronegócio”?
Aproveitando o destaque de Tejon, Leticia Jacintho afirmou que já percebeu nos materiais escolares um receio em relação ao termo “agronegócio”. Por esse motivo, livros didáticos se referem a pecuária, agropecuária, agricultura de forma errada. Portanto, todas as palestras e conversas com professores feitas pelo movimento De Olho No Material Escolar começam as fichas técnicas com a definição do que é agronegócio.
Tecnologia, softwares e vida
A tecnologia avança com a IA, mas outras inovações futurísticas existem também no campo material, como destacou Leticia Jactinho. Ela cita como exemplo a construção de uma fábrica de carne cultivada, inaugurada na Espanha pela JBS. "Se está investindo, é porque tem novos mercados para serem abertos e tem consumidor demandando isso", afirmou.
Marcelo Prado, por sua vez, tem uma resistência contra isso, por conta da existência de vida. Ele cita também as fazendas verticais como outro exemplo te tecnologia que mexa com a "vida". Segundo ele, essas novas tecnologias viram onda, mas com o tempo as dificuldades e problemas as tornam inviáveis. "Isso é uma tecnologia que precisa ser desenvolvida, por que é algo vivo. Tem coisas que saem do controle, uma coisa é IA, uma coisa é uma software, outra coisa é uma fazenda vertical outra coisa é a produção de proteína animal em laboratório.
Reforma Tributária
Durante o programa, Antônio da Luz destacou a reforma tributária que está sendo discutida no Brasil, logo após reunião com a CNA sobre o assunto. Para ele, está se caminhando para algo que irá modernizar a economia brasileira. Ainda são necessários ajustes, porém o economista entende a necessidade de se realizar uma reforma. "O Brasil tem o pior sistema tributário do mundo. A reforma é importante, mas ela tem que vir para melhorar.
Os participantes frisaram a diferença que percebem em outros países em relação à cobrança de impostos, desde encontrar produtos muito mais baratos, desde o tempo que se demora para apurar impostos no Brasil em relação a outras nações até mesmo da América Latina, por conta da alta carga de impostos.