Estudo mostra que 99% dos produtores rurais cumprem requisitos ambientais e apenas 1% é causador de problemas
A Serasa Experian Agro desenvolveu um trabalho para avaliar a responsabilidade dos agricultores brasileiros em relação ao mundo ESG (Environmental, Social and Governance, inglês para sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa).
Para isso, a empresa coletou e analisou um grande volume de dados em um estudo explicado pelo Head da operação da Serasa Experian Agro, Marcelo Pimenta, convidado desta semana no Conexão Campo Cidade. Confira mais detalhes sobre o estudo a seguir.
Estudo inovador para avaliar práticas ESG de produtores brasileiros
A Serasa Experian Agro desenvolveu um estudo para analisar o nível de responsabilidade socioambiental dos produtores rurais brasileiros. Para realizar esse trabalho, a empresa contou com informações de 1 milhão e 600 mil produtores que solicitaram crédito nos últimos três anos. A partir desses dados, foi selecionada uma amostra significativa de cerca de 10% de todos os tomadores de crédito, englobando desde pequenos produtores familiares até grandes exportadores.
Assim, com informações de mais de 160 mil produtores, a empresa criou um score ESG (Environmental, Social and Governance) para avaliar o comportamento desses produtores em relação às questões ambientais, sociais e de governança.
Para construir o score, a Serasa Experian utilizou dados de análises ambientais como o desmatamento, a presença de áreas indígenas, quilombolas e unidades de conservação nas terras dos produtores, além de questões trabalhistas e jurídicas. Produtores que apresentaram problemas em relação a esses fatores foram penalizados em seu score, enquanto aqueles que não apresentaram problemas ou que solucionaram eventuais irregularidades obtiveram um score alto.
99% dos produtores brasileiros cumprem legislações ambientais
Esse estudo de score acabou revelando um dado interessante: 99% dos produtores que tentaram acessar crédito nos últimos anos apresentaram um alto score ESG, ou seja, estão em conformidade com as práticas ambientais adequadas às legislações vigentes.
De acordo com Marcelo Pimenta, essa é uma excelente notícia que deveria ser mais discutida e difundida. Afinal, muitas vezes a percepção geral é de que o setor agropecuário tem um grande problema no cumprimento das legislações ambientais, o que acaba gerando notícias negativas na mídia.
A pesquisa, que teve uma amostra significativa e percorreu todos os segmentos de produtores rurais, foi capaz de dar números concretos a essa percepção, que antes ficava apenas no campo qualitativo a ainda não possuía essa análise quantitativa.
Ainda segundo Pimenta, é impressionante ver que 99% dos produtores cumprem a legislação e esse 1%, infelizmente, é responsável pela maior parte dos problemas.
Confira o estudo completo: