Apesar de preços da soja em queda, relação de troca para safra 23/24 é positivo

Publicado em 30/03/2023 13:54 e atualizado em 30/03/2023 16:03
Especialista destaca que produtor deve aproveitar este momento para travar custos da próxima temporada, se aproveitando da redução dos preços de importantes insumos
Paulo Padilha - Head de Produtos da Indigo

O Notícias Agrrícolas recebeu Paulo Padilha, Head de Produtos da Indigo,para falar sobre a relação de troca entre os preços de venda da soja e os insumos agrícolas. Padilha destacou que o momento é de final de colheita da safra, com recorde de produtividade no país, e que, apesar da instabilidade nos preços da soja, a relação de troca ainda é positiva para os produtores rurais.

Segundo Padilha, os agricultores devem fazer a conta para saber qual é a relação de troca necessária para a produção, ou seja, quantas sacas de soja são necessárias para a compra dos insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos. Ele também destacou que houve uma redução nos preços dos insumos agrícolas em relação ao ano passado, o que pode tornar a relação de troca mais favorável para os produtores.

"Nos últimos cinco anos, a relação de troca para o fertilizante aumentou bastante. Este ano, já conseguimos ver que o preço se estabilizou e a relação de troca está atrativa", destaca

Padilha ainda alertou para a importância de os agricultores terem uma visão de médio e longo prazo, e não tomarem decisões precipitadas em um momento de instabilidade nos preços. Ele enfatizou que é importante que os produtores façam uma análise cuidadosa de seus custos, verificando qual é a relação de troca ideal para a produção.

Confira a entrevista completa com o Head de Produtos da Indigo no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro