Apesar de preços da soja em queda, relação de troca para safra 23/24 é positivo
O Notícias Agrrícolas recebeu Paulo Padilha, Head de Produtos da Indigo,para falar sobre a relação de troca entre os preços de venda da soja e os insumos agrícolas. Padilha destacou que o momento é de final de colheita da safra, com recorde de produtividade no país, e que, apesar da instabilidade nos preços da soja, a relação de troca ainda é positiva para os produtores rurais.
Segundo Padilha, os agricultores devem fazer a conta para saber qual é a relação de troca necessária para a produção, ou seja, quantas sacas de soja são necessárias para a compra dos insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos. Ele também destacou que houve uma redução nos preços dos insumos agrícolas em relação ao ano passado, o que pode tornar a relação de troca mais favorável para os produtores.
"Nos últimos cinco anos, a relação de troca para o fertilizante aumentou bastante. Este ano, já conseguimos ver que o preço se estabilizou e a relação de troca está atrativa", destaca
Padilha ainda alertou para a importância de os agricultores terem uma visão de médio e longo prazo, e não tomarem decisões precipitadas em um momento de instabilidade nos preços. Ele enfatizou que é importante que os produtores façam uma análise cuidadosa de seus custos, verificando qual é a relação de troca ideal para a produção.
Confira a entrevista completa com o Head de Produtos da Indigo no vídeo.