Fazendas do Oeste Paulista são ocupadas durante ‘Carnaval Vermelho’

Publicado em 20/02/2023 12:39 e atualizado em 21/02/2023 12:50
Integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade ameaçam invadir mais fazenda até o final de fevereiro
Fazendas do Oeste Paulista são ocupadas durante ‘Carnaval Vermelho’

A onda de invasões começou no último sábado (18) e atinge a região Oeste do estado de São Paulo. Até o momento, as ocupações estão concentradas em Marabé Paulista, Sandovalina e Rosana, envolvendo aproximadamente 410 famílias.

O grupo também alega ter invadido propriedades rurais  no Paraná e Mato Grosso do Sul.

As invasões foram articuladas por Integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL)  movimento que eles batizaram de "Carnaval Vermelho".

O grupo reivindica que áreas devolutas ao Estado sejam utilizadas para a implantação de assentamentos da reforma agrária a trabalhadores rurais sem-terra. 

A FNL promete ocupar mais fazendas em outras cidades do Pontal do Paranapanema, região que fica no extremo oeste do Estado de São Paulo, até o fim de fevereiro.

Em Rosana, integrantes do movimento foram retirados das áreas invadidas pelos proprietários e funcionários das propriedades. No vídeo acima,  imagens do momento da retirada que circulam nas redes sociais.

Em Marabá Paulista, as Fazendas Flor e Floresta também foram invadidas e os proprietários já acionaram a justiça para pedir reintegração de posse. 

A Juíza Viviane Cristina Parizotto Ferreira já deferiu pedido dos proprietários da Fazenda Flor , concedendo o prazo de 05 dias para os invasores deixarem o local. Veja decisão na íntegra: 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lei reduz burocracia para declaração do Imposto Territorial Rural (DITR)
OCESC defende maior acesso das cooperativas aos recursos do PRONAF
Senar/SC promove mais de 440 cursos gratuitos em agosto
Coopama completa 80 anos de apoio ao pequeno produtor com inovação, apoio a diversificação e iniciativas que agregam valor à atividade rural
Os próximos 25 anos serão os mais importantes da história da agricultura, adverte especialista
Gargalos logísticos motivam grupo de produtores e associações a construírem ou revitalizarem estradas no oeste baiano