Agronegócio brasileiro está inserido nas cadeias de produção nacionais e internacionais e serve de alavanca para outros setores

Publicado em 13/02/2023 18:53 e atualizado em 14/02/2023 16:53
Como afirmou Roberto Rodrigues no Conexão Campo Cidade desta semana, por mais que o agro brasileiro cresça exponencialmente em números absolutos, o percentual de participação no PIB do Brasil é quase estável. Para ele, isso representa que o trabalho da agropecuária é fundamental para o desenvolvimento dos outros setores
Conexão Campo Cidade -

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

Na última semana ocorreu a 35ª edição no Show Rural Coopavel, que contou mais de 240 mil pessoas durante os dias de evento. Para José Luiz Tejon, foi um verdadeiro sucesso, o que demonstra a força do agronegócio. Marcelo Prado e Roberto Rodrigues corroboraram a percepção de uma abertura dos produtores rurais a novos negócios neste ano, para o qual havia bastante incerteza.

Para eles, isso demostra a pujança do agronegócio, que acumula números crescentes praticamente todos os anos no Brasil. Todavia, como destacou Roberto Rodrigues, o agro cresce em números absolutos mas a porcentagem de participação no Produto Interno Brasileiro (PIB) não teve grande variação. Ainda mais, na segunda metade dos anos 90 foram registrados recordes desse percentual, 34,8% em 1996, que permanecem até hoje.

Dessa forma, como afirmou Roberto Rodrigues, como o agro cresce em números absolutos, mas o percentual de participação do PIB se mantém, isso mostra que o crescimento do agronegócio brasileiro serve como uma forma de desenvolvimento para os outros setores. Conforme a agropecuária aumenta seus níveis de produção, a economia como um todo consegue se desenvolver.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
undefined