Proximidade entre produtor rural e indústria alimentícia: ganho para ambos os lados

Publicado em 23/01/2023 18:58 e atualizado em 31/01/2023 17:20
Diretor de agronegócio da PepsiCo Brasil, Ricardo Galvão abordou no Conexão Campo Cidade a iniciativa da empresa em criar linha de batata que valoriza a produção no campo
Conexão Campo Cidade

Podcast

Proximidade do produtor rural da indústria alimentícia: ganho para ambos os lados

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

A conexão entre campo e cidade ocorre quando as cadeias produtivas se conectam. Não em uma linha que começa no campo e chega à cidade, mas um ciclo que interliga pesquisa, produção de insumos, de sementes, plantio, meteorologia, máquinas, colheita, venda, transporte, consumo, entre outros fatores onde existe um vínculo dos mundos rural e urbano. 

Em pequenos detalhes desse ciclo, observa-se uma enorme importância. Isso é o caso da propaganda dos alimentos que chegam do campo ao consumidor final, na cidade. É possível agregar valor, aumentar o ganho pela produção, tanto no campo quanto na indústria de alimentos, quando se agrega valor ao produtor que chega nas gôndolas. 

Exemplo disso é uma linha de batatas produzida pela PepsiCo Brasil. E o mais importante desse produto: a valorização da produção rural para o consumidor final. Ao contar a história do agricultor que cultivou as batatas utilizadas nos snacks e, agora, contar com uma linha rústica, usando como ingredientes apenas batata, óleo e sal. Para falar sobre esse assunto, o Conexão Campo Cidade desta semana recebeu Ricardo Galvão, diretor de agronegócio da PepsiCo Brasi. 

Valorização do trabalho no campo

A indústria de alimentos precisa diretamente do campo e a PepsiCo sabe o quanto depende do produtor rural. O vínculo com o agricultor, desde 1997 é estabelecido por meio de contratos, com preços que consideram primeiro os custos de produção para depois serem acordados, em um modelo de precificação chamado cost plus, que é exatamente o custo mais uma margem.

Para isso, a empresa levanta os custos na região, o produtor faz o mesmo, então ambas as partes realizam a negociação, que garante que o agricultor tenha um rendimento positivo consiga crescer e mantenha seu vínculo com a PepsiCo.

 

Produtor nas embalagens

A linha de batatas tem um QR Code (Rastreabilidade) na embalagem para rastrear os locais onde foram produzidas. Na campanha Do Campo ao Pacote em 48 hora, a marca reforça o processo de produção que garante maior frescor e naturalidade ao produto, além de ser composto por apenas três ingredientes: batata, óleo, sal e nada mais, na versão Sal Marinho. Também é possível conhecer a história do produtor rural parceiro da marca.

 

Agregação de valor no produto final

O consumidor urbano cada vez mais procura alimentos saudáveis e sustentáveis. A nova linha de batatas chamada de rústica, com apenas três ingredientes, sem adição de conservantes, que chega rapidamente do campo à embalagem tem objetivo de preencher essa necessidade no mercado.

Essa é a agregação de valor, através da propaganda e, principalmente, da valorização do trabalho do produtor rural e da produção brasileira no campo. Uma forma em que a cidade reconhece a importância dos agricultores em sua alimentação.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
undefined