Alysson aponta a nova revolução na Agricultura, o uso do silício coloidal para ativar o fósforo
Podcast
Desta vez em cadeira de rodas (dor terrível no fêmur o impossibilita, às vezes, de andar), mesmo assim não menos entusiasmado, Paolinelli fala - nesta entrevista a João Batista Olivi - como reagiu à sua não indicação ao Prêmio Nobel da Paz. Foi decisão ideológica? Alysson, pragmático, usa o tempo da gravação para falar da nova revolução em curso na agricultura brasileira: o uso do silício coloidal para ativar o fósforo inerte no solo.
"Não estamos estamos à beira de um colapso na safra 22/23 por falta de fertilizantes? Ora, a solução está no solo. Já adicionamos fósforo à vontade, mas precisava disponibilizá-lo para as raízes. O silício (segundo maior elemento químico presente na natureza) pode fazer essa função, mas tem de ser o de caracteristica coloidal, de utilização mais desafiadora. As pesquisas estão avançando, em 3, 4 anos estaremos praticando a nova revolução, semelhante à da Dra. Joanna, em Seropédica (RJ), nos anos 1974. Aguardem para ver", diz Alysson.
Acompanhem!
Bolsonaro diz que governo está "se virando atrás de fertilizantes" para evitar desabastecimento
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, trabalha para evitar o risco de desabastecimeto de fertilizantes no país.
"Está aí a Tereza Cristina se virando atrás de fertilizantes, porque há uma tendência de desabastecimento de fertilizantes", disse Bolsonaro na transmissão semanal ao vivo em redes sociais, nesta quinta-feira.
"O nosso agronegócio é de ponta? Sim. Mas depende em grande parte de produtos importados", afirmou, citando o potássio vindo da Rússia e outros nitrogenados da China.
"E o que é pior disso tudo, né: nós temos aqui potencial para isso tudo, mas o potássio que está lá na foz no rio Amazonas, aquela grande área está demarcada como terra indígena", acrescentou.
No mês passado, o presidente já havia adiantado que a ministra e o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, trabalhavam em uma proposta para otimizar a utilização da matéria-prima disponível no Brasil para a produção de fertilizantes.
Na live desta quinta, o presidente também voltou a responsabilizar o ICMS pela alta do preço dos combustíveis e manifestou o desejo que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise ação apresentada pelo governo sobre o tema.