Vinhos, BBB e a representatividade do agronegócio brasileiro no Nobel da Paz

Publicado em 18/05/2021 08:48 e atualizado em 15/12/2021 09:48
O crescimento da agricultura brasileira começou na década de 50, com os pioneiros desbravadores do centro-oeste. Hoje o Brasil é um expoente na produção de alimentos, a ponto de uma personalidade do agronegócio brasileiro estar concorrendo ao Nobel da Paz. No entanto, o setor ainda erra na sua comunicação e a solução para melhorar a imagem do agro no exterior pode estar na última campeã do Big Brother Brasil.
Campo e Cidade -

Podcast

CONEXÃO CAMPO CIDADE - PGM 03 (17/05)

 

Download

LOGO nalogo

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

conexão campo e cidade 1

O que foi destaque no programa:

Evolução da produção de vinhos. 

O consumo e qualidade dos vinhos produzidos no Brasil estão aumentando e ganhando competitividade no mundo todo. Uma cultura que antes se limitava ao sul do país, atualmente está presente em regiões como o Vale do rio São Francisco, ou seja, a viticultura nacional se adaptou ao calor do Nordeste. No entanto, apesar do crescimento, ainda há muito espaço no mercado a ser conquistado pelas vinícolas brasileiras.

O que o BBB pode ensinar para o agro.

Na última edição do BBB, a campeã Juliette demonstrou muita personalidade ao longo da jornada do programa. Isso fez com que ela se tornasse uma celebridade instantaneamente e isso tem muito a ensinar ao agronegócio. Uma coimunicação mais humanizada, com personalidade mais amigável e que conquiste o público é a grande missão que o setor precisa cumprir.

Nobel da Paz.

Alysson Paolinelli, ex-ministro da agricultura e uma das maiores personalidades do agronegócio brasileira, está concorrendo ao prêmio Nobel da Paz. Essa indicação representa milhares de produtores rurais brasileiros, que foram pioneiros em desbravar o centro-oeste do país. A agricultura tropical, desenvolvida em nossas terras, permitiu que o Brasil se tornasse o atual expoente na produção de alimentos.

Agro 4.0.

A agricultura 4.0 tem permitido maior precisão nos manejos agrícolas, mas é possível avançar ainda mais nesse quesito. O  plantio direto, por exemplo, foi desenvolvido no Brasil e ainda carece de metodologia científica para aprimorar sua precisão. Para isso acontecer, será essencial a utilização da conectividade e da digitalização.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado do boi segue firme mas com alerta para exportações e oferta de fêmeas em abril ; estoques trimestrais surpreendem mais que área plantada para milho e soja
Insegurança jurídica afasta investidores do Brasil e gera preocupação para o trabalho dentro do campo
Cotrijal debate sobre desafios da agropecuária no Rio Grande do Sul junto de entidades e governo estadual
CNA discute plano de ação para aquicultura em 2025
Aprosoja MT intensifica orientação sobre ratificação de registro de imóveis rurais em faixa de fronteira
Comissão debate proposta que financia armazenagem rural nesta terça-feira