Cigarrinha do milho: especialistas debatem, no NA, como controlar a expansão da praga

Publicado em 29/03/2021 16:02 e atualizado em 30/03/2021 10:53
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Em entrevista ao Site Noticias Agrícolas, Cristian Lohbauer, Presidente Executivo da CropLife Brasil, o desafio da associação em oferecer nesses próximos 2 anos, treinamento para cerca de 1 milhão e 500 mil de aplicadores de defensivos agrícolas em todo o território nacional.

Segundo Lohbauer, estes trabalhadores são responsáveis por quase 3 por cento de todo o defensivo agrícola aplicado nas lavouras do Brasil e utilizam para essa operação equipamentos costais, que podem contaminar os operadores ou o meio ambiente se não forem manuseados de forma correta.

-- “Existem normas bastante claras para o uso desses pulverizadores costais que precisam ser respeitadas, caso contrário esses trabalhadores podem sofrer graves problemas de saúde e trazer prejuízos a sua lavoura e ao meio ambiente. Proteção que passa também pelo com o uso correto dos EPIs, as roupas de proteção individual do operador”, aponta Cristian Lohbauer.

Neste ano de 2021 a principal meta da CropLife Brasil é treinar os agentes multiplicadores que irão para o campo oferecer os treinamentos a esses operadores. 

-- "Queremos ser ágeis na formação desses profissionais e vamos inclusive utilizar todas as ferramentas disponíveis, seja no campo presencialmente ou através da internet.  Na CropLife temos como meta a difusão de conhecimento sobre as melhores práticas; queremos diminuir esse "gap" do conhecimento das tecnologias disponíveis para o homem do campo" destaca Lohbauer.

Fundada em 2019, a CropLife Brasil desde a sua criação trabalha em parceria com diferentes segmentos da sociedade promovendo educação para adoção e o uso correto das tecnologias no campo,  operando na pesquisa e desenvolvimento de inovações para o manejo das lavouras em quatro áreas para a produção agrícola sustentável: gemoplasmas, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos.

Para atender os agricultores com informações atualizadas sobre  as melhore práticas de manejo para o combate às cigarrinhas do milho e ao complexo de enfezamento da cultura, nesta terça-feira dia 30 de março, as 16hs no horário de Brasília, a CropLife em parceria com Site Notícias Agrícolas organiza o Fórum: Combate as Cigarrinhas do Milho, com participação do pesquisador e consultor Luís Gustavo Floss, do fitopatologista Ricardo Casa,  da Universidade de Santa Catarina de Lages, SC, Germano Foppa Neto, produtor rural de Campos Novos - SC e mediação do Jornalista Frederico Olivi.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural
Arrendamento de áreas é o principal componente do custo de produção do arroz em SC
Abertura de mercado em Angola, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido e Malásia para produtos agrícolas brasileiros
Aberturas de mercado em Angola, Coreia do Sul e Rússia
Exportações do agro mineiro atingem melhor resultado da série histórica