Embrapa monitora as primeiras lavouras de soja no semi-árido nordestino, diz Antonio Santiago, da Embrapa Tabuleiros

Publicado em 02/03/2021 15:42 e atualizado em 02/03/2021 16:45
por Frederico Olivi
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Com 1.500 hectares de lavouras de soja já em produção, o semi árido nordestino vai se apresentando como a mais nova fronteira agrícola do Brasil.

O plantio da soja nessa região do País ainda é recente, começou em 2015, com antigos fornecedores de cana da região do Agreste e Zona da Mata nordestina, tradicionais fornecedores das Usinas de açúcar e álcool.

Segundo Antônio Dias Santiago, pesquisador da Embrapa que está a frente dos trabalhos de melhoramento das variedades cultivadas no semi árido, há atualmente cerca de 6 agricultores apostando no cultivo da soja na região.

Plantada em abril e colhida em setembro, numa area com índice de chuvas entre 400 a 500 mm no período, principalmente para a produção de sementes, essa variedade de soja do semiárido nordestino está proporcionando uma produtividade na faixa entre 60 a 75 sacas por hectare, chamando a atenção de agricultores de outras regiões do País para a expansão da soja no semi árido.

Com essa produtividade alta e chuvas regulares no período o cultivo da soja no semi árido é real e vai trazer importantes investimentos para essa nova fronteira.

--“Estamos sendo testemunhas de uma virada na produção agrícola do nordeste, oferecendo mais renda para os agricultores e desenvolvimento para mais de 600 municípios dessa regiao do Brasil", finaliza  Antônio Dias Santiago, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Sergipe). 

Assista à entrevista acima.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA estima prejuízo de R$ 14,7 bilhões com incêndios
Centro de Inteligência Agrícola da SLC completa cinco anos proporcionando uma agricultura mais eficiente e sustentável
China estabilizará produção de carne bovina e leite, aponta Ministério da Agricultura local
Lançamento do novo Edital do Fundesis será nesta terça-feira 01 de outubro
Governo Federal sanciona Lei para medidas de enfretamento de emergência fitossanitária ou zoossanitária
Lei Anti-Desmatamento Europeia pode aumentar em, no mínimo, US$ 60 a tonelada de soja exportada