FTSementes mostra na Strobel seus materiais hiper precoces tolerantes à seca, nematoides e às chuvas

Publicado em 18/02/2021 16:21 e atualizado em 18/02/2021 19:39
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Mauricio Terasawa, presidente da FT Sementes, disse hoje, em entrevista ao "Tempo&Dinheiro", que sua empresa de melhoramento genético está oferecendo ao mercado "cultivares com maior teor de lignina nas vagens, mantendo dessa forma a semente mais protegida à interferência da alta umidade, mantendo o grão com peso e qualidade".

-- "São materiais que ajudarão ao produtor enfrentar as adversidades do clima, mantendo alto nível produtivo, seja nos períodos de veranico, ou nos momentos de estresse hídrico no final de ciclo, como está ocorrendo nestas últimas semanas em diversas regiões do Brasil, principalmente no norte e nordeste,  onde a chuva já está atrasando o início da colheita".

-- "A FT Sementes está prestes a comemorar 50 anos de fundação e a nossa busca sempre foi por um material com alto teto produtivo e maior precocidade para todas as regiões do Brasil e países da América Latina", comenta Maurício Terasawa.

-- "Nossos materiais sempre tiveram uma característica muito importante, que é dar ao agricultor a oportunidade de colher bem, mesmo com chuva no período”, acrescenta. 

Outra inovação diz respeito à tolerância aos nematoides. Mauricio Terasawa explica: 

-- "A  Cultivar 4280 IPró,  além de ter baixo fator para nematóides pratilencos, traz precocidade na sua produção. Dessa forma, pode ser utilizada com 100 dias do plantio até a colheita no Piauí e cerca de 110 dias em áreas do centro-oeste.

Essa variedade, segundo Maurício Terasawa, se destaca justamente por oferecer alta produtividade em condições extremas.

- “No Amapá chegamos a colher essa variedade com mais de 3 mil mm durante o ciclo da soja, com apenas 5 por cento de grãos avariados,  enquanto variedades concorrentes se apresentavam com 60 por cento de grãos avariados".

Essas  inovações estão sendo demonstradas nos campos experimentais da Strobel Sementes, na Fazenda das Taipas, localizada em Condor, no interior do Rio Grande do Sul no 2.o Show Seed, que vai até este sábado. A Strobel Sementes estará recebendo grupo de agricultores para o evento com visitas presenciais programadas. 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 861 - O mercado do amendoim no Brasil
O potencial dos bioinsumos e os caminhos da regulamentação | Ouça o Agro CNA/Senar #144
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Primeira estimativa da Conab para 2024/25, a volta das chuvas e o mercado do café
SC potencializará a ovinocaprinocultura, diz presidente da FAESC, durante Seminário com mais de 250 produtores
Liderança feminina, inovação e sustentabilidade estão no foco do 5º encontro nacional das mulheres cooperativas (ENCOOP)
Exportações do agro mineiro alcançam nova marca histórica