Produtor do Balsas (MA) usa a braquiária consorciada e consegue 14 t de palhada para proteger o solo

Publicado em 14/01/2021 15:17 e atualizado em 14/01/2021 19:43
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Na edição desta quinta feira o quadro Agricultura Sustentável, do Programa Tempo e Dinheiro, traz a continuação do depoimento do produtor rural Paulo Kreling, de Balsas, MA, sobre as suas experiências no cultivo de grãos  com a aplicação do Sistema Plantio Direto com cobertura permanente de palha sobre o solo.

Em entrevista ao repórter Frederico Olivi, Paulo Kreling conta que desde o ano passado, quando o zoneamento agrícola do Estado do Maranhão permitiu a semeadura da braquiaria em consórcio com o milho, vem introduzindo esse manejo nas suas lavouras, aumentando significativamente o volume de palha sobre suas áreas de produção.

--"O  uso da braquiaria em consórcio com o milho vai me trazer mais toneladas de palha por hectare", diz ele. O milho deixa sobre o solo um volume de aproximadamente 6 toneladas e a braquiaria mais 9 toneladas. 

Com um total de 14 toneladas de palha por hectare seria o ideal para manter o sistema da biologia do solo em equilíbrio, inclusive com menos risco de ocorrer incêndios nessas áreas consorciadas durante a época do verão, porque a palha da braquiaria ainda vai estar verde e se ocorrer o fogo, será com baixa intensidade. 

Finalmente outra consequência positiva desse consórcio é que a palha da braquiaria protege tb contra o vento, - não deixa o vento levar  toda essa palha do talhão, aponta Paulo Kreling. 

Para operar no manejo de acamamento e distribuição mais homogênea dessa palhada, Paulo Kreling conta que utliza nas suas áreas o equipamento agrícola Rolo Faca.

-- "Já ultilizamos o rolo faca aqui na minha fazenda há 4 anos, com resultados surpreendentes. O rolo faca corta e faz uma distribuição da palha do milho ou da braquiaria de maneira mais uniforme e isso traz como benefício maior eficiência na hora de plantar uma nova cultura, pq evita o embuchamento de palha na plantadeira e ainda traz tb como resultado a reciclagem dos nutrientes desse solo. Um equipamento muito eficiente - todos os agricultores deveriam ter um rolo faca nas suas propriedades. Os benefícios são grandes", finaliza Paulo Kreling.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia
Soja 24/25: Compra de insumos para nova safra avançam no Brasil; aquisição de defensivos se destaca
Bahia tem potencial para chegar a 800 mil hectares de área agriculturável irrigada, diz especialista