O agro tem tudo para explodir em 2021 ("e no ótimo sentido"!), analisa Marcos Fava Neves
"Para os principais produtos do Agro brasileiro, e sob todos os ângulos, o ano de 2021 indica que temos uma perspectiva excelente para a agropecuária brasileira e aos negócios existentes antes, dentro e fora da porteira", diz Marcos Fava Neves (prof. de agronegócio da FGV/USP/FEA, Campus de Ribeirão Preto). E arremata: "o Agro BR tem tudo para explodir em 2021... e digo isso no bom e ótimo sentido!".
Em entrevista ao Notícias Agrícolas nesse último dia do ano de 2020, o prof Marcos faz uma síntese das análises que estamos publicando com lideranças setorizadas do Agro. Análises que vem mostrando, cada uma em seu segmento, a enorme oportunidade que os produtores rurais e os profissionais ligados ao Agro tem neste momento.
Os fatores são inúmeros, sendo os mais conhecidos a surpreendente queda nas taxas de juros, a subida no consumo (coronavoucher), demanda chinesa, e abertura de novos mercados. Dificuldades serão também inúmeras. Mas as perspectivas superam as más notícias.
Olhando para o ano que se encerra, Marcos diz que "o 2020 foi um ano surreal; mas estamos muito otimistas com 2021 devido à nossa competitividade e pelas imensas oportunidades que estão desenhadas para o nosso setor".
O professor do agro aponta vantagens e cuidados que os produtores de soja, carnes, cana, milho, leite, laranja, café, algodão, entre outras, terão no ano que se inicia.
-- "Atenção com o Covid e seus repiques (mesmo com a tranquilidade da chegada das vacinas), com o câmbio (que deverá refluir com o ajuste dos juros), e, principalmente com clima (uma variável que sempre nos escapa). Mas, no geral, nossa mensagem a todos, principalmente às cooperativas, é toda atenção, todo entusiasmo e toda força a frente!!!, acentua.
(Acompanhe a entrevista acima).