Lavoura da fazenda Brasitália, em Condor/RS, está perfeita..., graças às informações da meteorologia
A Fazenda Brasitália, em Condor (centro-norte do RS, região de Palmeira das Missões) fez seu primeiro plantio dia 28 de outubro, após as primeiras chuvas que chegaram (tarde) aos campos gaúchos. Depois de um periodo de estiagem prolongada, muitos produtores se desesperaram e plantaram com o solo seco. Mauro da Costa Beber resolveu aguardar as primeiras chuvas.
Ele contou com duas informações fundamentais, a primeira dos serviços de meteorologia, que anunciavam das chegadas das primeiras frentes (mas não garantiam a sequencia, pois é epoca de La Niña). Mauro, porém, é estudioso do clima e há 30 anos acompanha as influencias dos oceanos Pacifico e Atlantico sobre as chuvas no Sul. Sabia que podia seguir em frente.
Fez o plantio e continuou com a semeadura. A ultima foi realizada no dia 22 de novembro. E pela qualidade das plantas (fotos abaixo) mais uma vez a soja da Brasitália vai render bem
--"Eu conto com a umidade para lanças as sementes; só depois das primeiras chuvas eu prossigo com os trabalhos. As palhadas ajudam".
Daqui prá frente, Mauro vê um prosseguimento de tempos chuvosos entremeados com periodo seco, e reconhece que as condições de sua região são diferentes de outras partes do Rio Grande do Sul.
--"Mas de maneira geral podemos esperar uma boa safra aqui pra nós, mesmo com o La Niña. Mas uma vez vai dar tudo certo", espera o produtor de Condor.