Mato Grosso dobrou área cultivada com amendoim e registra produtividades maiores do que a média nacional

Publicado em 16/09/2020 10:55 e atualizado em 16/09/2020 11:32
Cultivo do amendoim surge como mais uma alternativa de diversificação aos produtores mato-grossenses na segunda safra e registra alta rentabilidade. Plano do governo estadual é fortalecer toda a cadeia com a chegada de indústrias beneficiadoras para agregar valor à esta produção
Walter Valverde - Sec. Adj. de Investimentos, Inovação e Sustentabilidade da SEDEC/MT

Podcast

Mato Grosso dobrou área cultivada com amendoim e registra produtividades maiores do que a média nacional

 

Download

A cultura do amendoim vem ganhando espaço no Mato Grosso e atraindo novos produtores. Nesta última safra, o estado mais do que dobrou a quantidade de hectares cultivados da leguminosa, que é mais uma opção para a variação de cultivos.

Segundo o secretário adjunto de investimentos, inovação e sustentabilidade da SEDEC/MT, Walter Valverde, o cultivo do amendoim pode ser feito durante a segunda safra com alternativa agronômica ao milho, gergelim e grão de bico ou também como uma terceira safra, mas ai em áreas irrigadas.

Apesar de ainda restrita a 880 hectares, a produção estadual registrou produtividades de até 6.250 quilos por hectare, superando a média nacional que é entre 4.000 e 5.000 quilos por hectare e tem potencial de mais crescimento.

Valverde explica que o projeto do estado é fortalecer toda a cadeia do amendoim com a chegada de industriais beneficiadoras desta produção, para agregar valor ao amendoim, abastecer o mercado interno e até mesmo exportar para outros estados e países.

A liderança destaca ainda que o amendoim é uma cultura bastante rentável ao produtor já que é um produto com grande potencial no mercado externo e de demanda ainda reprimida. “Como as áreas do estado de São Paulo já estão em limitações, vai vir uma grande rentabilidade para o produtor do Mato Grosso”, diz Valverde.

Confira a íntegra da entrevista com o secretário adjunto de investimentos, inovação e sustentabilidade da SEDEC/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de peixes de cultivo crescem 72% no segundo trimestre de 2024
CNA promove debate sobre ativismo judiciário e terceirização
Exportações/Cepea: Volume exportado cresce 9% no 1º quadrimestre, e faturamento avança quase 3%
Agro e Prosa Episódio 792 - Campeões do concurso de produtividade do Cesb Brasil 2024
Insumos em alta e as estratégias para o Produtor Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #131
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Vírus identificado em aviário no RS e as quedas nos preços do trigo