Como medir os investimentos para evitar os exageros? Paulo Nicola responde.
Na 8a. entrevista da série sobre gestão financeira rural, o produtor Paulo Roberto Nicola chama a atenção do produtor para as despesas de investimentos exageradas, e recomenda: "Antes de gastar, olhe para dentro da propriedade; veja o que está causando custos desnecessários. Por exemplo, um maquinário ultrapassado, que exige manutenção constante. Certamente esse é um ponto por onde escorre o lucro".
-- "É como se uma barrica estivesse furada, deixando vazar parte do lucro!"
Autor de dois livros sobre administração financeira rural, o colaborador do NA adverte que todas as despesas saem, inevitavelmente, da safra.
-- "Logo, antes de investir, o produtor tem de dimensionar o uso e a utilidade do maquináro. VC não pode comprar equipamentos que vão sobrar dentro da propriedade, e o mesmo se faz com o que está sendo substituido. Se deixar, o maquinário velho não sai mais da propriedade, e o custo de manutenção é constante.
Por fim, Paulo Nicola diz que, a partir de agora, o auxilio do agronomo será fundamental. "Os bancos só vão emprestar se o produtor contar com o auxilio de um agronomo. Ele é quem vai dimensionar os investimentos, será co-responsável pelos investimentos; o agronomo, a partir de agora, será um profissional diferente, deixará de ser vendedor para ser um parceiro do produtor, como um médico de familia, o agronomo será também "da família" do produtor.
O agronomo é quem vai indicar e assinar embaixo, "um agronomo QI, o que indica...e assina ".
(Veja a íntegra da 8a. entrevista acima, e baixe gratuitamente seus dois livros (Logica da Economia Rural e Lucre Sempre com a Soja) no site www.economiarural.com.br)