Safra de azeitona 2020 é 60% menor no RS após excesso de chuvas na polinização

Publicado em 27/05/2020 11:09
Produção de azeite no Brasil foi comprometida, mas queda do consumo durante a pandemia do Coronavírus deve ajustar a relação oferta x demanda. Expectativa é para safra cheia em 2021 com clima favorável até o momento
Paulo Marchioretto - Presidente o Ibraoliva

Podcast

Safra de azeitona 2020 é 60% menor no RS após excesso de chuvas na polinização

 

Download

O Rio Grande do Sul é o principal produtor brasileiro de azeitonas, representando 7 mil dos 14 mil hectares cultivados no Brasil. Neste ano, a colheita já foi encerrada e representou queda de 60% na produção com relação ao ano passado.

Segundo o presidente do Ibraoliva (Instituto Brasileiro de Olivicultura), Paulo Marchioretto, o excesso de chuvas e tempo nublado durante agosto de 2019, mês onde ocorre a polinização das oliveiras, prejudicou o desenvolvimento das árvores e resultou na queda do número de azeitonas.

Como consequência, a produção de azeites, que é o destino de 95% das azeitonas produzidas no Brasil, também caiu, mas o movimento de menor procura pelo produto, em meio a pandemia de Coronavírus, deve ajustar a relação oferta x demanda.

Marchioretto destaca ainda que a atual estiagem enfrentada no Rio Grande do Sul e as baixas temperaturas deste inverno são dois fatores benéficos para as oliveiras, que devem registrar safra cheia em 2021, caso novas precipitações em agosto não voltem a atrapalhar a polinização.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Ibraoliva no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump pede que Suprema Corte dos EUA intervenha na luta contra as deportações
Petróleo cai com temores de recessão, mas registra terceiro ganho semanal
Forte terremoto em Mianmar mata dezenas de pessoas e também atinge Tailândia
Wall St recua após dados aumentarem preocupações com inflação
Presidente da CNA se reúne com diretor-geral do IICA
Participação do crédito oficial na Safra 25/26 deve cair de 30% para 20%