Safra de azeitona 2020 é 60% menor no RS após excesso de chuvas na polinização
O Rio Grande do Sul é o principal produtor brasileiro de azeitonas, representando 7 mil dos 14 mil hectares cultivados no Brasil. Neste ano, a colheita já foi encerrada e representou queda de 60% na produção com relação ao ano passado.
Segundo o presidente do Ibraoliva (Instituto Brasileiro de Olivicultura), Paulo Marchioretto, o excesso de chuvas e tempo nublado durante agosto de 2019, mês onde ocorre a polinização das oliveiras, prejudicou o desenvolvimento das árvores e resultou na queda do número de azeitonas.
Como consequência, a produção de azeites, que é o destino de 95% das azeitonas produzidas no Brasil, também caiu, mas o movimento de menor procura pelo produto, em meio a pandemia de Coronavírus, deve ajustar a relação oferta x demanda.
Marchioretto destaca ainda que a atual estiagem enfrentada no Rio Grande do Sul e as baixas temperaturas deste inverno são dois fatores benéficos para as oliveiras, que devem registrar safra cheia em 2021, caso novas precipitações em agosto não voltem a atrapalhar a polinização.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Ibraoliva no vídeo.