Produtor brasileiro caminha para aumentar média de produtividade nacional da soja
A safra de soja 2019/20 apresenta uma característica diferente das demais temporadas. Devido às condições climáticas, houve muitas dificuldades no plantio das lavouras após as chuvas atrasarem e a janela de semeadura ficar mais restrita.
Essa é a avaliação do Secretario de Agricultura de Primavera do Leste/MT e membro da Direção do Cesb, Luiz Nery Ribas, que destaca a importância de seguir acompanhando o desenvolvimento desta safra e o comportamento do clima “a partir de agora é um olho nas previsões e outro na lavoura”.
Segundo a liderança, o produtor também precisa manter-se bastante atento as condições para a segunda safra de 2020, já que o plantio do milho ficará com uma janela mais apertada no ano que vem.
Elevação da Produtividade
Para o diretor do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil), o produtor brasileiro está caminhando para ampliar a média de produtividade nacional das atuais 55 sacas por hectare para buscar patamares de 60, 70, 80 sacas, tendo como norte o manejo de solo, proteção de plantas e colocando a ciência em primeiro lugar.
Confira a entrevista completa com o Secretario de Agricultura de Primavera do Leste/MT e Direção do Cesb no vídeo.