Resistência múltipla da Buva chega ao 2,4-D. Estudos em andamento tentam entender o tamanho do problema

Publicado em 27/06/2019 12:47
Uma planta de buva por metro quadrado pode levar a perdas de até 14% de produtividade das lavouras, o equivalente a uma Hillux perdida a cada 300 ha sem controle
Leandro Albrecht - Professor da Universidade Federal do Paraná

Podcast

Plantas daninhas com resistência no PY - Leandro Albrecht - Professor da Universidade Federal do Paraná

 

Download
 

Uma pesquisa comprova a resistência múltipla da buva ao herbicida 2,4-D, na qual é um produto muito utilizado durante a dessecação. Porém, o estudo ainda está em andamento para entender a dimensão desse problema que está atingindo diversas regiões.

De acordo com o Professor da Universidade Federal do Paraná, Leandro Albrecht, o cenário muito preocupante de indicativo de resistência de plantas daninhas. “Em 2016, nós identificamos muitos casos de resistência a buva ao paraquat, glifosato e as outras marcas comerciais e na safra 2016/17 isso foi identificado no Paraguai”, afirma.

Através de um projeto em parceria com a Universidade, os pesquisadores comprovaram os indicativos de resistência da buva aos herbicidas paraquat, glyphosate e Chlorimuron no Paraguai. “Outros grupos também estão pesquisando sobre o assunto já que é preciso estudar bem para ver qual é a melhor alternativa para combater as pragas nas lavouras”, comenta.

O professor salienta que para combater esse problema é preciso pensar em manejo integrado para plantas daninhas. “Independente da planta é preciso que os produtores pensem em estratégias em um conjunto em que modifiquem os herbicidas utilizados. No caso da buva pode chegar a se multiplicar até 360 mil sementes que é facilmente dispersa pelo o vento”, pontua.   

Atualmente, apenas 14% dos agricultores no Brasil utilizam pré-emergentes nas lavouras de soja. “Diferente da década de 90 em que os produtores usavam muitos pré-emergentes nas plantações e vamos ter que voltar a pensar dessa forma. Só que tem um detalhe, o custo do herbicida vai aumentar o valor de produção total, mas se deixar o mato perde muita produtividade”, diz.

Uma planta de buva por metro quadrado pode levar uma perda de 14%. No caso do capim amargoso pode comprometer 20% da produtividade das lavouras. “Se pensarmos em buva é uma hillux que o produtor está perdendo a cada 300 hectares. Por isso, é preciso investir para conseguir colher e mitigar os impactos das plantas daninhas nas lavouras”, ressalta.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Agricultura de SP transfere sede do gabinete para ESALQ de Piracicaba
Produtor rural deve estar atento para não ter safra comprometida ao realizar negócios
Inteligência artificial é capaz de potencializar a eficiência operacional e a capacidade produtiva do agronegócio
Crédito no agronegócio: setor passa por momento de atenção, cautela e definição de investimentos, além de nova safra em andamento
Temas centrais como educação, agricultura e abastecimento ficaram de fora das eleições municipais, afirma Roberto Rodrigues
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Lei do Desmatamento Zero, Exportação de Carne, Greve dos Portos nos EUA, Biodisel, Feijões e Pulses