Produtividade média das lavouras no Brasil representa 25% a 30% do potencial produtivo. Saiba como potencializar os resultados
Lucas Rona, engenheiro agrônomo e gerende de desenvolvimento de negócios da Pronutiva, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (19) a respeito do crescimento vegetativo da planta de soja.
Os produtores possuem uma preocupação com a fase em que a semente é colocada no solo. O estágio reprodutivo da planta é bastante focado, mas pouco se fala do desenvolvimento vegetativo e como a produção pode ser potencializada nesse estágio.
Para Rona, há um grande potencial a ser explorado. O mundo demanda cada vez mais alimentos e a produtividade vem aumentando, mas haveria formas de atender essa demanda ainda mais rápido.
A semente carrega um potencial genético. Hoje, a produtividade média está cerca de 25% a 35% do que pode ser produzido a céu aberto. Isso afeta todo o cultivo.
Além desse fator, há mais de cinquenta pontos que afetam o potencial produtivo, como a radiação solar, pragas, doenças, baixa fertilidade do solo, excesso ou falta de água, entre outros.
Assim, os produtores devem proteger as plantas mas, associado a isso, trazer a estimulação da raiz e da parte aérea para que aquilo que é oferecido possa ser captado do solo.