Minha esposa sabe que meu primeiro amor é o plantio direto, brinca H. Bartz
Durante o Congresso Mundial de Ciência do Solo, o Notícias Agrícolas conversou com o produtor Herbert Bartz, de Rolândia (PR), que foi o introdutor do plantio direto no Brasil.
Ele brinca que o seu primeiro casamento é com o plantio direto. "Minha mulher não tira da cabeça que ela é a outra", conta o produtor.
Bartz se diz surpreso em observar como a sua primeira iniciativa trouxe um resultado geral para o sistema de plantio do Brasil, ao mesmo tempo em que a pesquisa de órgãos como a Embrapa trabalha para solidificar e evoluir esses resultados.
Contudo, ele visualiza que nada na vida é definitivo e que a situação atual com o plantio direto e a agricultura de precisão tende a evoluir para aumentar a competência dos produtores. Ele também salienta a necessidade de ter uma boa gestão desses sistemas produtivos para se obter sucesso.
Por fim, ele também comenta o fato de o Brasil conseguir transformar um tipo de solo improdutivo, como o solo do Cerrado, em solo de alta capacidade produtiva, visualizando que países africanos que possuem o mesmo ecossistema ainda podem fazer o mesmo e ampliar a produção de alimentos no mundo.