Lei que proíbe a caça de javalis em SP coloca em risco a produção agropecuária e a saúde da população no estado

Publicado em 18/07/2018 13:17
Assembleia Legislativa de SP possui poucos deputados que conhecem o agronegócio e por isso, leis como a que proíbe a caça de javalis acabam sendo aprovadas sem o devido debate
Frederico D´Avila - Diretor da Sociedade Rural Brasileira

Podcast

Entrevista com Frederico D´Avila - Diretor da Sociedade Rural Brasileira sobre a Caça aos javalis

 

Download

 

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou uma lei, outorgada pelo governador Márcio França, que proíbe a caça de animais no estado.

Essa situação, contudo, atinge o manejo de controle dos javalis, que causam problemas para as lavouras em 12 estados e 600 municípios, segundo levantamento do Ibama.

Frederico D'Ávila, diretor da Sociedade Rural Brasileira, salienta que esses animais "se reproduzem de maneira significativa e rápida e são animais perigosos, selvagens e agressivos". Desta forma, os riscos não são apenas econômicos, mas também ambientais e de saúde pública.

Segundo ele, há um histórico de prejuízos elevados no Brasil. Além dos javalis, as lavouras ainda são atingidas pelos javaporcos, que são o cruzamento de javalis com porcos domésticos.

D'Ávila acredita que a lei deve ser revogada, já que uma lei estadual não pode suplantar o que está valendo a nível federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agronegócio representou 23,5% do PIB da Bahia até o terceiro trimestre de 2024
Dias de Campo COMIGO 2025: conhecimento, inovação e tecnologia no campo
Canadá autoriza fusão Bunge-Viterra de US$ 34 bilhões com condições
Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
undefined