Proposta à Bayer: pagar royalties da soja com desconto para quem adota boas práticas

Publicado em 19/06/2018 12:05
Celito Breda, consultor do Oeste da Bahia, defende que quem usa sementes certificadas e adota o refúgio para garantir eficácia das tecnologias, merece receber um desconto nos pagamento dos royalties sobre a soja RR.

Podcast

Entrevista com Celito Breda sobre a cobrança de royalties da soja

 

Download

 

Celito Breda, consultor agronômico do Oeste da Bahia, conversou com o Notícias Agrícolas a respeito de uma proposta para minimizar o custo dos royalities nas sementes de soja.

Segundo ele, os produtores que compram sementes certificadas e praticam refúgio se sentem lesionados por não possuir um preço mais adequado da tecnologia Bt para os tempos atuais.

A proposta, então, seria a de discutir um desconto extra que se torne um incentivo para os produtores que compram sementes certificadas e também praticam a tecnologia do refúgio. Hoje, o custo dos royalities está por volta de R$150 por hectare.

Ele avalia que, com a fusão da Bayer com a Monsanto, a situação tende a ser resolvida mais rapidamente, já que a Bayer se mostrou mais acessível nos últimos tempos em relação às conversas para proteger as biotecnologias.

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após sequência de anos com problemas climáticos, produtores rurais no RS acumulam dívidas e seguem sem resolução
Agro e Prosa Episódio 793 - Os caminhos da pecuária no MT
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Doença de Newcastle, Lei do Desmatamento Zero, Mercado de Carbono, Algodão Brasileiro e Liberdade de Imprensa
ARP#347 - O papel da previsão do tempo no planejamento do produtor
O poder do autoconhecimento para uma gestão rural que gera valor
Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção