Nova diretoria da Aprosoja Brasil tem grandes desafios para viabilizar a produção de soja nos próximos anos

Publicado em 10/05/2018 14:01
Bartolomeu Braz Pereira - Presidente da Aprosoja Brasil
Presidente eleito da entidade fala sobre tributação das exportações, passivo do Funrural e endividamento do setor entre outros entraves da produção

Podcast

Posse da presidência da Aprosoja Brasil

Download

 

LOGO nalogo

O presidente eleito da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (10) para destacar os desafios que irá encontrar à frente da associação nos próximos dois anos.

Para ele, é importante manter a continuidade da gestão de Marcos da Rosa, da qual ele fazia parte da diretoria e uma das principais preocupações deve ser dar a de dar condições para que os produtores possam fazer a gestão do seu negócio.

Pereira aponta que o cenário é, entretanto, difícil. A produtividade tem aumentado, mas o custo de produção segue elevado e a média produtiva não é suficiente para compensá-lo. Algumas questões tributárias, como a pressão dos estados para extinguir a Lei Kandir, também rondam o setor neste momento, bem como as questões logísticas que comprometem a competitividade.

Ele acredita que alguns obstáculos como a desburocratização e a legislação ainda fazem a diferença nessa conta. Para o presidente, é importante manter a união das entidades para dar viabilidade a essa missão, "senão ficaremos apenas na promessa", diz.

A soja, contudo, conta com uma comercialização antecipada no Brasil, já que este é um bom sinal para os produtores para saber se está atendendo às expectativas do mercado internacional. Pereira aponta que, portanto, o produtor brasileiro deve ser precavido.

Ele lembra ainda o impasse do Funrural, que está em jogo neste momento. A luta é para que o Supremo Tribunal Federal (STF) se sensibilize com o setor, já que, com a mudança do entendimento da questão, os produtores se encontraram despreparados pra isso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário