FUNRURAL: Projeto na Câmara pretende eliminar o passivo dos produtores rurais estimado em R$ 17 bilhões
Nesta sexta-feira (13), o deputado federal Jerônio Goergen (PP-RS) conversou com o Notícias Agrícolas para esclarecer dois de seus projetos que estão para serem votados na Câmara: um projeto relativo ao Funrural -- Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural e outro que visa punir aqueles que "extrapolarem a articulação de um movimento social".
No caso do Funrural o projeto de Goergen visa fazer com que todos os produtores passem a pagar 1,2% de Funrural, eliminando o passivo através de uma remissão que alcançariam a todos os que possuem passivos frente ao imposto social. Esse passivo é etimado em R$ 17 bilhões. Já queles que já realizaram pagamentos teriam um crédito daqui em diante.
Goergen conta com apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que declarou que irá lutar para aprovar o novo porjeto que visa a remissão do passivo. Mesmo que Maia tenha desistido da candidatura à presidência da República para se candidatar à reeleição, Goergen acredita que ele deve manter a palavra em relação a esse assunto.
Agora, a preocupação é manter a união entre as lideranças e os deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) para articular a questão. Na próxima terça-feira haverá uma reunião para "eliminar atritos e juntar forças" em relação a essa questão.
MST
Goergen critica a atuação de movimentos sociais como o MST e a invasão de propriedades públicas e privadas por parte do mesmo. Por isso, ele possui um projeto que visa punir todos aqueles que extrapolarem a articulação de um movimento social, tornando essas invasões em crimes hediondos e atos de terrorismo, com pena de 12 a 30 anos.Ouçam a entrevista dada ao jornalista João Batista Olivi.