Plataforma de agricultura digital da Monsanto coleta, processa e reúne dados de campo em um só lugar facilitando decisões
Novas tecnologias fazem parte da história da agricultura brasileira desde sempre. Na década de 60 e 70, a revolução das sementes, dos fertilizantes e dos defensivos começou a construir essa história. Depois, vieram novas revoluções, como o plantio direto, máquinas modernas, agricultura de precisão e biotecnologia. Como lembra Mateus Barros, líder da Climate na América do Sul, cada uma dessas revoluções somaram dados.
Barros aponta que, hoje, os produtores precisam ter esses dados unidos para trabalhar a favor da agricultura. Neste sentido, o Climate FieldView, produto do braço de agricultura digital da Monsanto que está disponível comercialmente nesta safra, trabalha de forma a processar, armazenar informações e traduzir tudo isso em conhecimento.
Isso se dá por meio de um sensor que coleta a informação, que é trasmitida para um iPad. Dentro da própria cabine, os produtores conseguem ter a geração de mapas e índices efetivos em tempo real. Após, esses dados também são processados pelos algoritmos da Climate, retornando ao produtor todos os indicadores e informações que são relevantes para a tomada de decisão. Não é necessário nenhum outro dispositivo ou software adicional.
Dados relativos ao plantio, à pulverização e à colheita podem ser colhidos e comparados "de maneira simples e fácil, que ajuda o agricultor a tomar a decisão", destaca Barros.
O FieldView passou por 12 meses de testes no Brasil com 117 agricultores, que salientaram como principal benefício a facilidade de obter essas informações e também a capacidade de melhorar a gestão operacional.
Para saber mais sobre o Climate FieldView:
www.fieldview.com.br
0800 707 5580 (ligação gratuita)