Por unanimidade, João Martins é eleito Presidente da CNA

Publicado em 19/09/2017 21:36
João Martins é eleito Presidente da CNA

João Martins da Silva Júnior foi reeleito presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, para um mandato de quatro anos, segundo informa o site O Antagonista. A revista Isto É também informa:

O presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi reeleito nesta terça-feira, 19, para um mandato de quatro anos, até 2021. Segundo a assessoria da CNA, Martins, que liderou a chapa única na eleição realizada na sede da entidade, obteve o apoio das 27 federações de agricultura dos Estados brasileiros e do Distrito Federal, fato inédito.

O presidente reeleito chegou à primeira vice-presidência da CNA, em 2012, com a então presidente e atual senadora Kátia Abreu (PMDB-TO). Ele assumiu a presidência interinamente em 2014, com as licenças da senadora para a campanha à reeleição de Dilma Rousseff (PT) e, posteriormente, para ser ministra da Agricultura. Em 2015, Martins assumiu o cargo definitivamente até ser reeleito hoje.

Nos últimos meses, o presidente da CNA foi questionado em duas ocasiões e chegou a sofrer oposição dentro da instituição. Entre março e abril deste ano a entidade foi pressionada pela posição favorável à constitucionalidade do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O movimento, à época, perdeu força e foi abafado.

Em julho, entidades do agronegócio de Mato Grosso lançaram o movimento “Muda CNA”, em um evento em Rondonópolis (MT). Com representantes de associações de produtores e políticos daquele estado, o movimento pedia o fim da reeleição por tempo indeterminado e do pagamento de salário ao presidente da CNA, além de defender alterações na contribuição sindical.

FAEB – No comando da CNA desde 2015, João Martins tem uma trajetória profissional de mais de 50 anos ligada à atividade pecuária e às entidades classistas. Atualmente preside também a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e é acionista e presidente da Agropecuária João Martins S/A.

A composição da Diretoria e do Conselho Fiscal da CNA para o período 2017/2021 ficou da seguinte forma:

Diretoria

- Presidente: João Martins da Silva Junior (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia - FAEB);

- 1º Vice-Presidente: Roberto Simões (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG);

- 2º Vice-Presidente: José Mário Schreiner (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG); 

- 1º Vice-Presidente de Finanças: José Zeferino Pedrozo (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC); 

- 2º Vice-Presidente de Finanças: Muni Lourenço Silva Júnior (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas - FAEA); 

- 1º Vice-Presidente de Secretaria: Mário Antônio Pereira Borba (Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba - FAEPA);

- 2º Vice-Presidente de Secretaria: Júlio da Silva Rocha Júnior (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo - FAES);

Conselho Fiscal

Efetivos:

- Maurício Koji Saito (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASUL);

- Raimundo Coelho de Sousa (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão - FAEMA);

- Hélio Dias de Souza (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia - FAPERON).

Suplentes:

- Silvio Silvestre de Carvalho (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima - FAERR);

- Luiz Iraçú Guimarães Colares (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá - FAEAP);

- Ivan Apostolo Sobral (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe - FAESE).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia